Práticas e tensionamentos contemporâneos no ensino de Jornalismo
Palabras clave:
Jornalismo - ensino, Diretrizes curriculares nacionaisSinopsis
A FAC Livros apresenta seu novo lançamento: o livro Práticas e tensionamentos contemporâneos no ensino de Jornalismo, organizado por Elton Bruno Pinheiro, Rafiza Varão e Zanei Barcellos, tríade de professores oriunda da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB).
A obra coletiva reúne reflexões de importantes pesquisadores do país, das cinco regiões, sobre desafios e estratégias no ensino de Jornalismo cinco anos após a implantação final das novas DCN para o curso.
O livro divide-se em três partes: Teoria (que aborda problemas de natureza mais conceitual, fundamentos e hipóteses); Ensino (com relatos e reflexões sobre propostas didáticas e experiências desenvolvidas nas salas de aulas dos cursos de Jornalismo); e Diretrizes (em que as análises desencobrem diferentes tensionamentos que as DCN suscitam em projetos pedagógicos de curso).
Práticas e tensionamentos contemporâneos no ensino do Jornalismo não oferece fórmulas acabadas nem muitas certezas, a não ser a de que o ensino de Jornalismo encontrará ainda, nas universidades, terreno fértil para a sua defesa, em que o fazer jornalístico mantenha compromisso com o interesse público e a luta por uma sociedade mais justa.
Capítulos
-
Apresentação
-
PARTE I: TEORIA
-
Para que teorias? O fazer e o saber do Jornalismo
-
Jornalista profissional: novas competências para o egresso do bacharelo em Jornalismo
-
A Transitoriedade da mídia impressa para o formato digital: reflexões da narrativa visual, multimídia e multimodal da notícia
-
Os rumos do ensino do Jornalismo: o desafio de formar um novo profissional
-
Formação superior em Jornalismo: Análise de diretrizes e propostas de universidades brasileiras
-
Redações integradas e trabalho jornalístico: O uso das tecnologias para um trabalho emancipado e emancipador
-
PARTE II: ENSINO
-
Experiência didática em Jornalismo: ensino com pesquisa sobre sites de notícias de Cuiabá (MT)
-
Repórter UFMA e Imperatriz Notícias: relatos sobre as produções audiovisual e em web do curso de Jornalismo na UFMA de Imperatriz
-
Experiência de um ensino de linguagem sonora para curso de Jornalismo
-
O desafio do ensino do Jornalismo frente às mídias móveis
-
O ensino de Jornalismo e a convergência: Integração das redações como proposta pedagógica
-
Impasses e oportunidades para o ensino de Jornalismo: o binômio perfil multitarefas e os processos de precarização
-
A perspectiva de gênero no ensino do Jornalismo: uma análise dos projetos pedagógicos dos cursos de Curitiba e Ponta Grossa/PR
-
Ambientes, veículos, processos de produção e jornalistas mutantes: uma proposta didático-pedagógica
-
PARTE III: DIRETRIZES
-
Novas diretrizes, velhas questões: o currículo do curso de jornalismo, antes e depois das DCN
-
Cidadania nas DCN e Jornalismo Comunitário: breve reflexão sobre um panorama nacional do ensino de Jornalismo
-
A Política de Extensão Acadêmica nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Jornalismo
-
O lugar da ética: Uma análise das recomendações sobre o ensino de ética e jornalismo nos cursos do Centro-Oeste após 2013
-
Sobre os autores