Pesquisa e produção em linguagem sonora: experiências compartilhadas

Autores/as

Elton Bruno Pinheiro (ed)
Universidade de Brasília (UnB)
https://orcid.org/0000-0003-1465-1288

Palabras clave:

Linguagem sonora, Produção em áudio, Rádio, Gêneros e formatos radiofônicos, Laboratório de áudio

Sinopsis

e-book Pesquisa e Produção em Linguagem Sonora: Experiências Compartilhadas reúne dezoito textos analítico-reflexivos sobre produções de caráter experimental em áudio e se apresenta como uma síntese dos conhecimentos compartilhados e aprendizados reverberados por quarenta e cinco estudantes de Audiovisual, Publicidade e Jornalismo no âmbito do Laboratório de Áudio da Faculdade de Comunicação em três disciplinas curriculares – Introdução à Linguagem Sonora; Roteiro, Produção e Realização em Áudio; e Jornalismo em Rádio 1 – ministradas ao longo do ano letivo 2017, pelo professor Elton Bruno Pinheiro. A obra será lançada amanhã, 27 de setembro, durante o “Seminário de Mídia Sonora Educativa”, no Auditório Pompeu de Sousa, às 15 horas.
Configura-se como o primeiro registro de um processo mais longo, que visa ampliar a compreensão de cada estudante quanto às possibilidades e à importância da pesquisa e da produção na área da Linguagem Sonora, levando em consideração toda sua peculiaridade – elementos, subcódigos, condicionantes.
Cada uma das experiências e memórias compartilhadas a respeito dos diversos processos de produção revela duas realidades: o quanto os(as) estudantes, no ambiente laboratorial, se surpreendem com a dinâmica e a complexidade da linguagem sonora e o quanto ainda temos a experimentar tendo-a como aporte teórico e metodológico.
A obra suscita ainda a reflexão de que pensar e trabalhar a linguagem sonora não se resume à produção de mensagens radiofônicas, tanto que em cada texto estão expostas e cotejadas as referências que os(as) estudantes/autores(as) já detinham sobre essa linguagem nos mais diversos meios, como no cinema e no audiovisual, na publicidade, na televisão, na web etc.
Como registrado em seu prefácio, “o resultado desta pertinente e original proposta pedagógica pode ser visto nas páginas [e também apreciado por meio do labaudio.unb.br]: um registro de alguns dos produtos (comunicacionais) sonoros (…) aliados ao pensamento crítico e teórico (…). Um processo que, como afirma o educador brasileiro, Paulo Freire, (1996, p. 24), em sua importante obra Pedagogia da Autonomia, “[…] pode deflagrar no aprendiz uma curiosidade crescente, que pode torná-lo mais e mais criador.”

Fonte: https://faclivros.wordpress.com/2018/09/27/fac-livros-lanca-a-obra-pesquisa-e-producao-em-linguagem-sonora-experiencias-compartilhadas/

Capítulos

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elton Bruno Pinheiro, Universidade de Brasília (UnB)

Professor e pesquisador da Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília (UnB), com atuação nos cursos de graduação em Audiovisual e Jornalismo. Ministra disciplinas como Introdução à Linguagem Sonora, Roteiro, Produção e Realização em Áudio, Jornalismo em Rádio, Pré-Projeto em Audiovisual e Políticas de Comunicação. Na pós-graduação, sua formação em nível de Doutorado é na linha de pesquisa Políticas de Comunicação e de Cultura (PPGCOM-UnB). No Mestrado, formou-se na linha de pesquisa Culturas Midiáticas Audiovisuais (PPGCUFPB). É graduado em Comunicação Social (UFPB). Integra o Núcleo Docente Estruturante da habilitação em Audiovisual do Curso de Comunicação Social da FAC/UnB. É Coordenador do Núcleo de Estudos e Produção Digital em Linguagem Sonora (NEPLIS), vinculado ao Laboratório de Áudio da FAC/UnB, e Vice-coordenador de Extensão Acadêmica da FAC/UnB. Coordena o Projeto de Extensão intitulado Produção Radiofônica Educativa e Conexões Culturais. Integra, como pesquisador, o Observatório da Radiodifusão Pública na América Latina (UnB/CNPq) e o Grupo de Pesquisa em Rádio e Mídia Sonora da Intercom. Escreveu e publicou o livro Mutações da cultura midiática radiofônica: a nova práxis na produção de conteúdos digitais (2012) e, além do livro Pesquisa e Produção em Linguagem Sonora: Experiências Compartilhadas (2018) é um dos organizadores das obras coletivas: Rádio – Estudos
Contemporâneos (2018); Escutas sobre Políticas de Comunicação e de Cultura – Conceitos, Métodos, Análises (2018); Culturas Midiáticas Audiovisuais – Estudos (2014); Rádio, Academia e Mercado: Aproximações e Desafios (2014).

Citas

PARTE 1 – ROTEIRO, PRODUÇÃO E REALIZAÇÃO EM ÁUDIO

A importância da audiobiografia na revelação de tesouros

ALVES, Walter. A cozinha eletrônica. In: MEDITSCH, Eduardo (Org.). Teorias do Rádio: textos e contextos. v. 1. Florianópolis: Insular, 2005.

BARBOSA FILHO, A. Gêneros radiofônicos: os formatos e os programas em áudio. São Paulo: Paulinas, 2009.

GARCIA, Francisca L. S., BAZÍLIO, Emanuele de F., GOMES, Adriano L. O homem que encantava pelas palavras: Uma audiobiografia de Manoel do Coco. XXIII Prêmio Expocom 2016 (Anais). Disponível em: <http://www.portalintercom.org.br/anais/nordeste2016/expocom/EX52-0423-1.pdf>. Acessado em: 17 out. 2017.

GOMES, Regina, Mancini, Renata. Textos midiáticos: uma introdução à semiótica discursiva. Disponível: <http://filologia.org.br/ixfelin/trabalhos/pdf/66.pdf>. Acessado em: 2 out. 2017.

MENEZES, José Eugenio de O. Cultura do ouvir: os vínculos sonoros na contemporaneidade. Líbero. São Paulo, Faculdade Casper Líbero, ano XI, 21, jun. de 2008. Disponível em: <https://casperlibero.edu.br/wp-content/uploads/2014/05/Cultura-do-ouvir.pdf>. Acessado em: 17 out. 2018.

SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. São Paulo: UNESP, 1991.

SENA, Geane Cássia Alves. Os gêneros textuais veiculados no rádio: linguagem, construção e classificação. Revista Digital, Buenos Aires, ano 19, n. 198, nov. de 2014.

Vidas Sonoras: reflexões sobre a audiobiografia de Taya Queiroz

ALVES, Walter. A cozinha eletrônica. In: MEDITSCH, Eduardo (Org.). Teorias do Rádio: textos e contextos. v. 1. Florianópolis: Insular, 2005. p. 303-321.

BARBOSA FILHO, André. Gêneros radiofônicos: os formatos e os programas em áudio. São Paulo: Paulinas, 2003.

IBGE, Coordenação de Trabalho e Rendimento. Pesquisa nacional por amostra de domicílios: síntese de indicadores 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2016, p. 81. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv98887.pdf>. Acesso em: 01 out. 2017.

KAUFMANN, Jean-Claude. A entrevista compreensiva: um guia para pesquisa de campo. Petrópolis, RJ: Vozes; Maceió, AL: Edufal, 2013.

LOPES GOMES, Adriano. O Documentário Radiofônico e a Audiobiografia como Fixação da Memória Cultural: Relato de uma Experiência. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Natal, RN. 2008.

MOURA, Deyse Alini de. KNEIPP, Valquíria Aparecida Passos. A comunicação pública e a função social do rádio: reflexões sobre o radiojornalismo de interesse público no Brasil. Revista Rádio-Leituras, Mariana-MG, v. 08, n. 01, pp. 132-157, jan./jun. 2017.

RODEMBUSCH, Rodrigo. FLORES, André Neves. Um estudo de caso da Rádio Caiçara e a Adaptação do Analógico para o Digital. Revista Rádio-Leituras, Mariana-MG, v. 08, n. 01, pp. 96-114, jan./jun. 2017.

ROLDÃO, Ivete Cardoso Roldão. O papel de uma rádio educativa. 2002. Disponível em: <http://alb.com.br/arquivo-morto/anais-jornal/jornal1/MesasRedondas/IveteCardoso.htm>. Acesso em: 05 out. 2017.

THOMPSON, J. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Edição 5. Petrópolis: Editora Vozes, 2002.

VICENTE, Eduardo. Gêneros e Formatos Radiofônicos. In: HAUSMAN Carl et al. Rádio –Produção, Programação e Performance – Tradução da 8ª Edição Norte-Americana. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

Professora Dione Oliveira Moura: uma audiobiografia

ANDRELO, Roseane e KERBAUY, Maria Tereza. Gênero educativo no rádio: parâmetros para a elaboração de programas voltados à educação. Intercom – Revista Brasileira de Ciências das Comunicações, São Paulo, v.32, n.2, p. 147 – 164, jul./dez. 2009.

ALVES, Walter. A Cozinha Eletrônica In: MEDITSCH, Eduardo (Org.) Teorias do rádio – textos e contextos vol.1. Florianópolis: Insular, 2005.

BAITELLO JUNIOR, Norval. A Cultura do Ouvir. Seminários Especiais de Rádio e Áudio - Arte da Escuta - ECO, 1997. Disponível em: <http://www.cisc.org.br/portal/biblioteca/ouvir.pdf>. Acesso em: 11 out. 2017.

BALSEBRE, Armand. A linguagem radiofônica. In: MEDITSCH, Eduardo (Org.) Teorias do rádio – textos e contextos vol.1. Florianópolis: Insular, 2005.

CANAMARY, Mariana Lima Sousa. É preciso resgatar a cultura do ouvir. Comunicação e Sociedade, v. 30 n. 50, p.255-257, 2008. Disponível em <https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/CSO/article/view/722/726>. Acesso em: 11 out. 2017.

JOSÉ, Carmen Lúcia. Vozes e Roteiros Radiofônicos. São Paulo: Paulus, 2015.

KAPLÚM, Mario. Programas de Rádio, do sorteio à direção. Tradução de Eduardo Meditsch e Juliana Gobbi (Org.). São Paulo: Intercom, Florianópolis: Insular, 2017.

MELLO VIANNA, G. V. G. Elementos sonoros da linguagem radiofônica: a sugestão de sentido ao ouvinte-modelo. Galaxia, n. 27, p. 227-240, 2014.

ROLDÃO, Ivete Cardoso. O Papel de Uma Rádio Educativa. 2002. Disponível em: <http://alb.com.br/arquivo-morto/anais-jornal/jornal1/MesasRedondas/IveteCardoso.htm>. Acesso em: 11 out. 2017.

SCHAFER, R. Murray. A Afinação do Mundo. Fundação Editora da UNESP. 1997.

VICENTE, Eduardo. Gêneros e Formatos Radiofônicos. In: HAUSMAN Carl et al. Rádio –Produção, Programação e Performance – Tradução da 8ª Edição Norte-Americana. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

Ivanni Gonçalves: audiobiografia da maior pescadora da Serra da Mesa

ALVES, Walter. Manuais didáticos nº 20. Quito: Ciespal, 1994.

BARBOSA FILHO, André. Gêneros radiofônicos: os formatos e os programas em áudio. São Paulo: Paulinas, 2003.

BAUMWORCEL, Ana. Armand Balsebre e a teoria Expressiva do rádio. In: MEDITSCH, Eduardo. (org.). Teorias do Rádio: Textos e Contextos. vol.1. Florianópolis, Insular, 2005.

BOOK DE RADIO 2017. Disponível em: <https://www.kantaribopemedia.com/book-de-radio-4a-edicao/>. Acesso em: 01 out. 2017.

THOMPSON, Paulo. A voz do passado: história oral. 3 ed. Tradução por Lólio Lourenço de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

Zé do Pife: uma audiobiografia sobre intervenção sonora

ALVES, Walter. A cozinha eletrônica. In: MEDITSCH, Educardo (org.). Teorias do Rádio. Florianópilis: Insular, 2005

BAITELLO Jr, Norval. Radio Nova. In: Constelações da Radiofonia Contemporânea 3. Org. Lílian Zaremba, Ivana Bentes. Rio de Janeiro: UFRJ, ECO, Publique, 1999.

BALSEBRE, Armand. A linguagem radiofônica in MEDITSCH, Eduardo (org) Teorias do rádio – textos e contextos vol.1. Florianópolis: Insular, 2005.

KAPLÚN, Mario. Produção de Programas de Rádio, do roteiro à direção. Florianópolis: Insular, 2017.

MENEZES, José Eugênio de Oliveira. Cultura do ouvir: vínculos sonoros na contemporaneidade. 2007. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0644-1.pdf>. Acesso em: 10 out. 2017.

PIRES, Luciano. Podcast Café Brasil. Disponível em: <http://www.portalcafebrasil.com.br/todos/podcasts/> . Acesso em: 12 out. 2017.

RODRIGUES, Thais. Há nove anos, Zé do Pife atrai alunos com suas oficinas na UnB. Metrópoles. Brasília, 27 abr. 2016. Disponível em: <https://www.metropoles.com/entretenimento/musica/ha-nove-anos-ze-do-pife-atrai-alunos-com-suas-oficinas-na-unb>. Acesso em: 12 out. 2017.

SILVA, Lissiany de Oliveira, FREIRE, Ingrid Dantas e GOMES, Adriano Lopes Gomes. Os Filhos Deste Solo: Audiobiografia de Personalidades do Rio Grande do Norte. 2010. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/regionais/nordeste2010/expocom/EX23-0621-1.pdf>. Acesso em: 11 out. 2017.

VICENTE, Eduardo. Gêneros e Formatos radiofônicos. 2011. Disponível em: <http://www.usp.br/nce/wcp/arq/textos/61.pdf>. Acesso em: 12 out. 2017.

O Cara do Wrap: estética ficcional em uma narrativa documental sonora

ALVES, Walter. A Cozinha Eletrônica. In: MEDITSCH, Eduardo (Org.) Teorias do rádio – textos e contextos vol.1. Florianópolis: Insular, 2005.

ANDRELO, Roseane. KERBAUY, Maria Teresa. Gênero educativo no rádio: parâmetros para a elaboração de programas voltados à educação. In: Intercom – Revista Brasileira de Ciências da Comunicação v.32, n.2, p. 147-164 São Paulo: jul./dez. 2009.

BALSEBRE, Armand. A linguagem radiofônica. In: MEDITSCH, Eduardo (Org.) Teorias do rádio – textos e contextos vol.1. Florianópolis: Insular, 2005.

KAPLÚN, Mario. Produção de Programas de Rádio, do roteiro à direção. São Paulo/Florianópolis: Insular, 2017.

ZAREMBA, Lilian. Entreouvidos: sobre Rádio e Arte comunicação radiofônica na linha de tangência entre imagem e som. Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-0891-1.pdf>. Acesso em: 01 out. 2017.

Sandra: uma audiobiografia

BARBOSA FILHO, André. Gêneros radiofônicos - os formatos e os programas em áudio. São Paulo: Paulinas, 2003.

ALVES, Walter Ouro. A cozinha eletrônica in MEDITSCH, Eduardo (org) Teorias do rádio – textos e contextos vol.1 . Florianópolis, Insular, 2005.

ANDRELO, Roseane; KERBAUY, Maria Teresa. Gênero educativo no rádio: parâmetros para a elaboração de programas voltados à educação. In: Intercom – Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. São Paulo, v.32, n.2, p. 147-164, jul./dez. 2009.

Michael Jackson: a biografia incompleta. Disponível em: <https://jovemnerd.com.br/nerdcast/nerdcast-184a-michael-jackson-a-biografia-incompleta>. Acesso em: 05 out. 2017.

Chiquinho, por ele mesmo: uma audiobiografia

ALVES, Walter. A cozinha eletrônica. In: MEDITSCH, Eduardo (Org.). Teorias do Rádio: textos e contextos. v. 1. Florianópolis: Insular, 2005.

BALSEBRE, Armand. A linguagem radiofônica. In: MEDITSCH, Eduardo (Org.). Teorias do Rádio: textos e contextos. v. 1. Florianópolis: Insular, 2005.

BARBOSA FILHO, André. Gêneros radiofônicos. Os formatos e os programas em áudio. São Paulo: Paulinas, 2003.

CORREIO BRASILIENSE. Personagem histórico da UnB, Chiquinho corre risco de ser retirado do ICC. Disponível em: <http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2015/11/11/interna_cidadesdf,506036/personagem-historico-da-unb-chiquinho-corre-risco-de-ser-retirado-do.shtml>. Acesso em: 10 de out. 2017.

COMPARATO, Doc. Da criação ao roteiro: teoria e prática. São Paulo: Summus Editorial, 2009.

KAPLÚN, Mario. Produções de Programas de Rádio, do roteiro à direção. Florianópolis: Insular, 2005.

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação com extensão do homem. São Paulo: Editora Cultrix, 1996.

PARTE 2 – INTRODUÇÃO À LINGUAGEM SONORA

O silêncio: a multiplicidade de sentidos do “espaço vazio”

BALSEBRE, Armand. A linguagem radiofônica. In: MEDITSCH, Eduardo (Org.) Teorias do rádio – textos e contextos vol.1. Florianópolis: Insular, 2005.

CAVALHEIRO, Juciane dos Santos. A Voz e o Silêncio em 4’33, de John Cage. PROLING, UFPB, 2016. Disponível em: <http://brasilescola.uol.com.br/literatura/concretismo.htm>. Acesso em: 14 out. 2017.

FRERE-JONES, Sasha. Looped In: William Basinski’s e ocati e tape art. The New Yorker, 2014. Disponível em: <http://brasilescola.uol.com.br/literatura/concretismo.htm>. Acesso em: 14 out. 2017.

RICHARDSON, Mark. As Ignorable As It Is Interesting: The Ambient Music of Brian Eno. Pitchfork, 2002. Disponível em: <https://pitchfork.com/features/resonant-requency/5879-resonant-frequency-17/>. Acesso em: 14 out. 2017.

VILARINO, Sabrina. Concretismo. Brasil Escola, 2016. Disponível em: <http://brasilescola.uol.com.br/literatura/concretismo.htm>. Acesso em: 12 out. 2017.

A palavra como elemento semântico e estético da linguagem sonora

BALSEBRE, Armand. A linguagem radiofônica. In: MEDITSCH, Eduardo (Org.). Teorias do rádio – textos e contextos vol.1. Florianópolis: Insular, 2005.

FERRARETTO, L. A. Rádio: Teoria e Prática. São Paulo: Summus, 2014.

FOUCAULT, M. As palavras e as coisas. Paris: Coleção Signis, 1966.

JOSÉ, Carmen Lúcia e SERGL, Marcus Júlio. Voz e roteiro radiofônicos. (Coleção Cadernos de Comunicação). São Paulo: Paulus, 2015.

MARTINO, L. De qual comunicação estamos falando?. In: Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2010.

SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. Trad. Marisa Fonterrada et alli. São Paulo: Editora UNESP, 1991.

O som reflexões aplicadas à produção laboratorial experimental

BAUMWORCEL, Ana. Os espaços de silêncio em A Guerra dos Mundos. In: MEDITSCH, Eduardo (Org.). Rádio e Pânico. Florianópolis: Ed. Insular, 1998.

GALILEU. Por quanto tempo você consegue suportar o silêncio absoluto? Disponível em: <http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI301276-17770,00-por+quanto+tempo+voce+consegue+suportar+o+silencio+absoluto.html> . Acesso em: 18 out. 2017.

ORNELAS, Handerson. Entenda Melhor “The Dark Side Of The Moon” Disponível em: <http://www.planocritico.com/entenda-melhor-the-dark-side-of-the-moon/>. Acesso em: 18 out. 2017.

SHAEFFER, Murray. O ouvido Pensante. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1991.

SHAEFFER, Murray. A afinação do mundo: uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estudo do mais negligenciado aspecto do nosso ambiente: a paisagem sonora. Tradução: Marisa Trench Fonterraba. São Paulo: Editora UNESP, 2001.

Reflexões sobre a produção experimental “Acesso FAC – Efeitos Sonoros”

ACESSO MTV. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=oF1SpNV-iOw>. Acesso em: 18 out. 2017.

CHUCHU BELEZA. Disponível em: <https://www.youtube.com/user/chuchubeleza>. Acesso em: 18 out. 2017.

CHOQUE CULTURA. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=4u1w1UnqI0Y>. Acesso em: 18 out. 2017.

MUNOZ, J. J., GIL, C. La Radio: teoría y practica. La Habana, Cuba: Pablo de la Torriente, 1990.

P NICO NO RÁDIO. Disponível em: <https://www.youtube.com/channel/UC9U4nIDyIzzelXrjNQXNvxA>. Acesso: em 18 out. 2017.

PORCHAT, M. E. Manual de radiojornalismo Jovem PAN. 2.ed.rev. São Paulo: Ática, 1989.

STATON, Andrew. WALL.E. 2008. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=81nYibxXWCo>. Acesso em: 18 out. 2017.

A voz: reflexões e plásticas do elemento sonoro

BALSEBRE, Armand. A linguagem radiofônica. In: MEDITSCH, Eduardo (Org.) Teorias do rádio – textos e contextos vol.1. Florianópolis: Insular, 2005.

CASSIER, Enrst. Linguagem e mito. São Paulo: perspectiva, 1985.

JOSÉ, Carmen Lucia; SERGL, Marcos Júlio. Voz e roteiros radiofônicos. São Paulo. Paulus, 2015.

MEDITSCH, Eduardo (Org.). Rádio e Pânico. Florianópolis: Ed. Insular, 1998.

SERGL, Marcos Júlio. Em busca de paisagens sonoras. In: Anais do V Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. Salvador/BA, 1 a 5 de setembro de 2002.

A voz como mensagem

CHUN, R.Y.S. A voz na interação verbal: como a interação transforma a voz. São Paulo: PUC, 2000.

MELLO VIANNA, G. V. G. Elementos sonoros da linguagem radiofônica: a sugestão de sentido ao ouvinte-modelo. Galaxia, São Paulo, Online, 2014.

NAPPI, J.W.R. A Voz e a Construção do Conhecimento – um encontro possível. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2006.

Relevância da música para a formação de identidades

BALSEBRE, Armand. A linguagem radiofônica. In: MEDITSCH, Eduardo (Org.) Teorias do rádio – textos e contextos vol.1. Florianópolis: Insular, 2005.

FERREIRA, Clodo. Comunicação & Música. Brasília: FAC Livros, 2016.

MARCHETTO, Arthur; Zuccolotto, Pedro. Sintonizando o rádio brasileiro: da origem à contemporaneidade. Disponível em: <http://portal.metodista.br/unesco/jbcc/noticias-jbcc/sintonizando-o-radio-brasileiro-da-origem-a-contemporaneidade>. Acesso em: 10 out. 2017.

TAME, David. O poder oculto da música. São Paulo: Editora Cultrix1984.

SACKS, Oliver. Alucinações musicais. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

PARTE 3 – JORNALISMO EM RÁDIO

Os desafios da produção e de uma reportagem radiofônica especial

BRASIL. Secretaria de Comunicação Social da Presidência Da República. Pesquisa brasileira de mídia 2016. Brasília: SECOM, 2016. Disponível em: <http://www.secom.gov.br/atuacao/pesquisa/lista-de-pesquisas-quantitativas-e-qualitativas-de-contratos-atuais/pesquisa-brasileira-de-midia-pbm-2016.pdf>. Acesso em: 10 out. 2017.

BIANCHI, Graziela S. Memória radiofônica: a trajetória da escuta passada e presente de ouvintes idosos. In: FERRARETTO, Luiz Artur; KLÖCKNER, Luciano. E o rádio?: novos horizontes midiáticos. EDIPUCRS, 2010.

MATA, M. C. Radio: memorias de la recepción – aproximaciones a la identidad de los setores populares. In: Diálogos de la Comunicación, n. 30. Lima, 1991.

PRADO, Magaly. História do rádio no Brasil. São Paulo: Editora Da Boa Prosa, 2012.

A produção da reportagem especial no rádio

ARNHEIM, Rudolf. in MEDITSCH, Eduardo, org. Teorias do rádio: textos e contextos. Volume I. Florianópolis: Insular, 2005.

BRASIL. Pesquisa Brasileira de Mídia: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira.Brasília, 2015.

CBN. Prêmio CBN de Jornalismo Universitário. 2017. Disponível em: <http://cbn.globoradio.globo.com/premio-cbn/premio-cbn-2017/PREMIO-CBN-DE-JORNALISMO-UNIVERSITARIO-2017.htm>. Acesso em 25 de Out de 2017.

CBN. Prêmio CBN de Jornalismo Universitário. 2016. Disponível em: <http://cbn.globoradio.globo.com/premio-cbn/vencedores-premio-cbn-2016/VENCEDORES-PREMIO-CBN-DE-JORNALISMO-UNIVERSITARIO-2016.htm>. Acesso em: 25 out. 2017.

CAFARATE, Ludmila. A reportagem radiofônica na fase da convergência: Um estudo de caso da Rádio Gaúcha de Porto Alegre. Porto Alegre: UFRGS, 2016.

FERRARETTO, Luiz Artur. Rádio: o veículo, a história e a técnica. 2. ed. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2001.

FERRAZ, Nivaldo. Possibilidades Criativas da Reportagem Radiofônica. Novos Olhares, São Paulo, p. 62-73, 2012. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/novosolhares/article/view/55401/59005>. Acesso em: 26 out. 2017.

FERREIRA, Juliana. Reportagem radiofônica: Desafios da graduação no campus de Parintins. Amazonas: Intercom. 2013.

JUNG, Milton. Jornalismo de rádio. São Paulo: Ed. Contexto, 2005.

KLIPPERT, Werner. In: SPERBER, George Bernard. Introdução à peça radiofônica. São Paulo: EPU, 1980.

MEDITSCH, Eduardo. O rádio na era da informação: teoria e técnica do novo radiojornalismo. Florianópolis: Insular, 2001.

ORTRIWANO, Gisela Swetlana. A Informação no rádio: os grupos de poder e a determinação dos conteúdos. São Paulo: Summus, 1985.

Seu Estrelo e Fuá do Terreiro: uma reportagem radiofônica especial

BESPALHOK, Flávia Lúcia Bazam. Reportagem Radiofônica: As Possibilidades do Vivo e do Diferido na Construção de um Rádio Informativo Diferenciado. Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – UnB – 6 a 9 de setembro de 2006. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2006/resumos/R1159- 1.pdf>. Acesso em: 18 out. 2017.

CAFARATE, Ludmila Drumond. A reportagem radiofônica na fase da convergência: um estudo de caso da Rádio Gaúcha de Porto Alegre. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo. 2016. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/144255>. Acesso em: 19 out. 2017.

FERREIRA, Juliana Cristina; SIQUEIRA, Graciene. Reportagem radiofônica: Desafios da graduação no campus de Parintins. Anais do XX Prêmio Expocom 2013 – Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação. Disponível em: . Acesso em: 17 out. 2017.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo demográfico 2010, Educação e Deslocamento, resultados da amostra. Disponível em: . Acesso em: 19 out. 2017.

JORGE, Thaïs de Mendonça. Manual do Foca: guia de sobrevivência para jornalistas. São Paulo: Editora Contexto, 2008.

Descargas

Publicado

fevereiro 17, 2020

Detalles sobre esta monografía

ISBN-13 (15)

978-85-93078-30-9

Fecha de publicación (01)

2018