Em defesa da comunicação pública

Autores/as

Murilo César Ramos (ed), Universidade de Brasília (UnB); Elen Cristina Geraldes (ed), Universidade de Brasília (UnB); Juliano Domingues da Silva (ed), Universidade Católica de Pernambuco (Unicap); Janara Sousa (ed), Universidade de Brasília (UnB); Vanessa Negrini (ed), Universidade de Brasília (UnB)

Palabras clave:

Comunicação, Comunicação pública, Politica de telecomunicações

Sinopsis

Com 280 páginas, em 33 entrevistas com pesquisadores e especialistas de todo o Brasil, a obra reflete sobre a importância da Comunicação Pública e os caminhos e percalços para sua consolidação no País, discutindo seus atributos de sustentabilidade e gestão, seus desafios da audiência e da participação.

O volume é organizado por Murilo César Ramos, Elen Cristina Geraldes, Juliano Domingues da Silva, Janara Sousa e Vanessa Negrini, a partir de parceria entre o Laboratório de Políticas de Comunicação – LaPCom, do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília – FAC/UnB, e o Grupo de Trabalho Políticas e Estratégias de Comunicação da Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

Fonte: https://faclivros.wordpress.com/2017/03/09/em-defesa-da-comunicacao-publica/

_____________________________________________________________________________________

DIREITOS CEDIDOS PARA ESTA EDIÇÃO PARA A FAC-UNB. Permitida a reprodução desde que citada a fonte e os autores.

Capítulos

  • Apresentação
    Murilo César Ramos, Elen Cristina Geraldes, Juliano Domingues da Silva, Janara Sousa, Vanessa Negrini
  • Princípios e objetivos da radiodifusão pública
  • As entrevistas
    Ana Javes Luz, Andrea Pinheiro Paiva Cavalcante, Ângela Carrato, Carlos Henrique Demarchi, Carolina Fernandes, Daniel Merli, Danilo Rothberg, Edgard Patrício, Ellis Regina Araújo da Silva, Fabíola Orlando Calazans Machado, Fernanda Vasques Ferreira, Fiorenza Zandonade Carnielli, Franciani Bernardes Frizera, Gésio Tássio da Silva Passos, Gisele Pimenta de Oliveira, Gláucia da Silva Mendes Moraes, Helena Martins, Jacqueline Lima Dourado, João Vicente Ribas, Liliane de Lucena Ito, Marcela Prado Mendonça, Marcelli Alves, Mary Sandra Landim Pinheiro, Mayra Fernanda Ferreira, Mônica dos Santos Galvão Maia, Patrícia Guimarães Gil, Paula Cecília de Miranda Marques, Pedro Arcanjo Matos, Rafael Duarte Oliveira Venancio, Rafiza Varão, Renata Ouro Gonçalves da Costa, Rochele Tonello Zago Corrêa, Soane Costa Guerreiro, Tiago Gautier, Zilda Martins
  • Desafios do jornalismo público: uma análise da produção de emissoras de rádio da EBC
    Liziane Soares Guazina, Fernando Oliveira Paulino
  • As organizadoras e os organizadores
  • As entrevistadoras e os entrevistadores

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Murilo César Ramos, Universidade de Brasília (UnB)

Graduado em Comunicação, pela Universidade Federal do Paraná (1972). Mestre (1979) e Doutor (1982) em Comunicação pela Universidade de MissouriColumbia (EUA). Pesquisador Sênior do Centro de Políticas, Direito, Economia e Tecnologias de Comunicações (CCOM) e do Laboratório de Políticas de Comunicação (LaPCom), na Universidade de Brasília (UnB). É Professor Visitante da Universidad de la Republica (Udelar), Uruguai. Em 1994, realizou pós-doutoramento na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e, em 2011, foi pesquisador visitante no Columbia Institute for Tele-Information, da Universidade de Columbia, em Nova York. É Professor aposentado da Faculdade de Comunicação da UnB. Desde 1995, é sócio e diretorpresidente da ECCO - Estudos e Consultoria de Comunicações. Sua área principal de atuação profissional e acadêmica é a de políticas e regulação de comunicações.

Elen Cristina Geraldes, Universidade de Brasília (UnB)

Jornalista e mestra em Comunicação pela Universidade de São Paulo, doutora em Sociologia pela UnB, é professora-adjunto III da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, onde atua no curso de Comunicação Organizacional, e pertence ao seu Núcleo Docente Estruturante.Membro efetivo do Programa de Pós Graduação de Comunicação da FAC/UnB, leciona a disciplina Metodologia e orienta estudantes de mestrado e doutorado. Pertence à linha de Políticas de Comunicação e Cultura e coordena o Laboratório de Políticas de Comunicação da UnB. É vice-coordenadora do GT Políticas e Estratégias de Comunicação da Intercom. Suas linhas de interesse são Lei de Acesso à Informação, Políticas de Comunicação e Comunicação Pública.

Juliano Domingues da Silva, Universidade Católica de Pernambuco (Unicap)

Jornalista pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e cientista social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Obteve os títulos de doutor e mestre em Ciência Política pela UFPE. Capacitou-se em campanha eleitoral pelo Ray C. Bliss Institute of Applied Politics (The University of Akron, Ohio, USA), por meio do International Campaing Fellowship, com bolsa do Departamento de Estado dos EUA, durante as eleições presidenciais 2016 naquele país. Estudou, ainda, análise de tomada de decisão pela UCLA Anderson School of Management (University of California, Los Angeles). É professor na Universidade Católica de Pernambuco vinculado ao Centro de Ciências Sociais (CCS), onde também exerce a função de coordenador do curso de Jornalismo. Como pesquisador, dedica-se à investigação sobre gênese e evolução institucional, principalmente no campo do institucionalismo histórico aplicado à análise de políticas públicas. A partir desse enfoque, tem pesquisado, sobretudo, a relação entre Democracia e Mídia. Atualmente, Juliano Domingues da Silva é o coordenador do Grupo de Pesquisa Políticas e Estratégias de Comunicação da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e desenvolve pesquisa de pós-doutorado vinculado ao Centro de Estudos Avançados em Democracia Digital da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Seu projeto integra a agenda de investigação do Grupo de Estudos de Comunicação, Política e Redes Digitais (CP-Redes). Ao longo dos últimos doze anos, dedicou-se ao jornalismo audiovisual, área em que já desempenhou as funções de repórter, produtor e editor, com passagens pela TV Golfinho (Fernando de Noronha), TV Asa Branca (Caruaru), TV Globo (Recife) e TV Cultura (São Paulo). Participa, quinzenalmente, do programa CBN Total (Rádio CBN Recife) e do programa Folha Política (Rádio Folha de Pernambuco) como colaborador/debatedor. Exerce, ainda, jornalismo opinativo com a publicação de artigos a cada duas semanas na seção de Opinião do Jornal do Commercio (Recife, PE). 

Janara Sousa, Universidade de Brasília (UnB)

É jornalista (2000) e mestre em Comunicação (2003), pela Universidade de Brasília (UnB). Fez Doutorado em Sociologia (2009), na linha de pesquisa Educação, Ciência e Tecnologia, também pela UnB, e, em 2008, fez estágio de doutoramento na Universitat de Barcelona, em Barcelona, na Espanha. Atualmente, é professora-adjunta do curso de Comunicação Organizacional e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Faculdade de Comunicação, UnB. No PPGCOM, atua na linha de pesquisa Políticas de Comunicação e Cultura. Também é membro do grupo de pesquisa LapCom? Laboratório de Políticas de Comunicação. Suas áreas de interesse são: governança da internet, direito à comunicação, direito à informação, liberdade de expressão, políticas de comunicação e Lei de Acesso à Informação. Atualmente, está fazendo pós-doutorado sobre o papel da sociedade civil na governança da internet, no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CESC), Universidade do Minho, Portugal.

Vanessa Negrini, Universidade de Brasília (UnB)

É doutoranda em Políticas de Comunicação, pela Universidade de Brasília - UnB; bacharel em Comunicação Organizacional pela Universidade de Brasília - UnB (2013); membro do grupo de pesquisa Laboratório de Políticas de Comunicação – LAPCOM. Tem mais de 15 anos de atuação em assessorias de comunicação, com foco político-organizacional, gestão de crises e planejamento, sobretudo em entidades de classe. Premiada com trabalhos no Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, 2010 e 2011, nas categorias Endomarketing, Modernização da Justiça e Projeto Temático. Elaborou estratégias e coordenou a comunicação de campanhas eleitorais para prefeito municipal, deputado distrital, presidentes de associações de classe e membro de
Tribunal Superior. Foi editora da Revista Prisma, da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF). Autora do livro Comunicação Organizacional em Entidades Representativas de Classe (Editora Baraúna, 2014) e a Mulher e a Justiça (Amagis/DF, 2016).

Ana Javes Luz, Observatório da Comunicação Pública (OBCOMP)

Jornalista formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC); mestra em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS); pesquisadora do Núcleo de Comunicação Pública e Política (NUCOP) e coordenadora executiva do Observatório da Comunicação Pública (OBCOMP).

Andrea Pinheiro Paiva Cavalcante, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Jornalista, mestre e doutora em Educação Brasileira (UFC), professora do Curso Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará e pesquisadora do Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia. Coautora do livro Qualidade na Programação Infantil da TV Brasil (Insular, 2012).

Ângela Carrato, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Jornalista e professora do Departamento de Comunicação Social da UFMG. Mestre e doutora em Comunicação pela UnB, com tese sobre a história da TV Pública brasileira. Foi diretora de Programação e diretora-presidente (2003-2005) da Rede Minas, Fundação TV Minas Cultural e Educativa.

Carlos Henrique Demarchi, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Doutorando em Comunicação na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Unesp de Bauru (SP). Atua na linha de pesquisa "Gestão e Políticas da Informação e da Comunicação Midiática". Pesquisa os temas: democratização da mídia, economia política da comunicação, televisão aberta e políticas públicas de comunicação.

Carolina Fernandes, Instituto Ester Assumpção

Mestranda em Comunicação Social pela PUC Minas e integrante do grupo de pesquisa A tradutibilidade do sensível. Possui graduação em Jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2010). Atualmente é jornalista do Instituto Ester Assumpção. Já trabalhou na TV Betim como produtora, repórter, editora de
textos, apresentadora e editora-chefe.

Daniel Merli

Graduado em jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, atuou profissionalmente em comunicação pública na Radiobrás e na Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Foi aluno especial da Escola de Verão 2016 da Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília (UnB).

Danilo Rothberg, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Livre-docente em Sociologia da Comunicação pela Unesp (Universidade Estadual Paulista). Professor do Departamento de Ciências Humanas da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac) da Unesp (Bauru, SP). Pesquisador visitante em King's College London e Open University (Reino Unido). Autor de, entre outros, “Jornalismo público: informação, cidadania e televisão” (Ed. Unesp).

Edgard Patrício, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Jornalista, professor do Curso de Jornalismo e do Programa de Pósgraduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenador do Programa de Extensão Comunicação e Políticas Públicas

Ellis Regina Araújo da Silva, Universidade de Brasília (UnB)

É docente da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. É doutora em Comunicação pela UnB (2007). Mestre em Comunicação pela UnB (2003). Na área de comunicação pública, foi analista de comunicação em jornalismo na Empresa Brasil de Comunicação, onde produziu, executou e finalizou matérias para os diversos canais da empresa. Foi repórter setorizada do Congresso Nacional e Palácio do Planalto e repórter especial da Voz do Brasil. É docente no ensino superior de comunicação, desde 2001

Fabíola Orlando Calazans Machado, Universidade de Brasília (UnB)

É professora adjunta da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB), pesquisadora dos grupos “Imagem, Tecnologia e Subjetividade” e “Cultura, Mídia e Política”, bem como do Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política (NEMP-CEAM) da UnB. Áreas de interesse: mídia, tecnologia, televisão, subjetividade, corpo, narrativa e política.

Fernanda Vasques Ferreira, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) / Universidade de Brasília (UnB)

É professora assistente da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), doutoranda em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Comunicação pela mesma instituição e graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH). Pesquisa jornalismo, televisão e cidadania e publicou capítulo de livro sobre o conceito de televisão pública.

Fiorenza Zandonade Carnielli, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

É jornalista e Relações Públicas formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); mestra e doutoranda em Comunicação e Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS); pesquisadora do Núcleo de Comunicação Pública e Política (NUCOP) e professora do
Curso de Relações Públicas (UCS).

Franciani Bernardes Frizera, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) / Observatório da Mídia, Direitos Humanos, Políticas e Sistemas

É pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), doutora em comunicação pela Universidad CEU San Pablo (Madrid), pesquisadora do Observatório da Mídia, Direitos Humanos, Políticas e Sistemas.

Gésio Tássio da Silva Passos, Empresa Brasil de Comunicação (EBC)

É mestre em comunicação pela Universidade de Brasília (UnB) e jornalista do quadro efetivo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Pesquisa regulação das comunicações e história da mídia.

Gisele Pimenta de Oliveira, Universidade de Brasília (UnB)

É mestra em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing e graduada em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás. Jornalista e servidora pública na UnB, trabalhou na Empresa Brasil de Comunicação (EBC) como editora do programa A Voz do Brasil e como editora de Web da NBR.

Gláucia da Silva Mendes Moraes

É doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ, mestre em Comunicação e Sociedade e jornalista pela UFJF. Autora da tese “Pátria Grande à vista: Telesur e as contradições da integração da América Latina” e pesquisadora do projeto binacional “Políticas de Comunicação e Digitalização: Novos modos de intervenção estatal na América do Sul. Os casos do Brasil e da Argentina (2000-2010)”.

Helena Martins, Universidade de Brasília (UnB) / Empresa Brasil de Comunicação (EBC)

É doutoranda vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). Graduada na Universidade Federal do Ceará (UFC), desde 2012 é jornalista concursada da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Militante da luta pela direito à comunicação, integra o Conselho Diretor do
Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social.

Jacqueline Lima Dourado, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

É doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Professora do (PPGCOM/UFPI). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Economia Política e Diversidade (COMUM-UFPI).

João Vicente Ribas, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

É jornalista, mestre em História (Universidade de Passo Fundo) e doutorando em Comunicação (PUCRS). Foi repórter da TVE/RS (Porto Alegre RS) e assessor de imprensa do Ministério das Cidades (Brasília DF). Integra o grupo de pesquisa sobre televisão pública do Tecna (PUCRS). Autor de dois capítulos no livro TVs Públicas: memórias de arquivos audiovisuais (org. Ana L. Coiro Moraes; Nádia M. Weber Santos, 2016).

Liliane de Lucena Ito, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

É doutoranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), mestra em Comunicação Midiática e jornalista pela mesma instituição. Pesquisadora bolsista CAPES e membro do grupo de pesquisa Cibercom – Cibercultura e Comunicação.

Marcela Prado Mendonça, Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras, Bacia Sergipe e Alagoas (PEAC)

Mãe, jornalista, mestra em Comunicação (PPGCOM-UFS), pesquisadora da apropriação das novas tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) pelos movimentos sociais e dos novos repertórios de ação coletiva. Atualmente é jornalista do Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras, Bacia Sergipe e Alagoas (PEAC) onde trabalha com assessoria de comunicação e
educomunicação.

Marcelli Alves, Universidade Federal do Maranhão (UFMA) / Universidade de Brasília (UnB)

É professora assistente da Universidade Federal do Maranhão, campus de Imperatriz, bolsista da Fapema e doutoranda em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). Estuda jornalismo, televisão, ethos do jornalista, vídeo amador

Mary Sandra Landim Pinheiro, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

É mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Piauí - PPGCOM-UFPI. Integrante do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Economia Política e Diversidade (COMUM-UFPI). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Mayra Fernanda Ferreira, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) / Universidade do Sagrado Coração

É doutoranda em Comunicação pela Unesp. Mestre em Comunicação e bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela mesma instituição. Docente e coordenadora do curso de Jornalismo da Universidade do Sagrado Coração e orientadora de trabalhos em jornalismo televisado e digital. Jornalista da TV Universitária Unesp desde 2009.

Mônica dos Santos Galvão Maia, Empresa Brasil de Comunicação (EBC)

É mestre pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). Empregada pública, jornalista concursada da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), atualmente edita textos para os telejornais da TV Brasil. Integra o Centro de Pesquisa Aplicada em Comunicação Pública e o grupo da UnB Narrativas, Jornalismo e a Construção da História que faz parte da rede da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).

Patrícia Guimarães Gil, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) / Universidade de São Paulo (USP)

É professora da ESPM-SP. Jornalista pela UFPR, mestre e doutoranda em Ciências da Comunicação pela USP. Integra o grupo de pesquisa Comunicação Pública e Comunicação Política (Compol), na Escola de Comunicações e Artes da USP. É pesquisadora nas áreas de comunicação pública, organizacional e estudos deliberativos, entre outros temas.

Paula Cecília de Miranda Marques, Universidade de São Paulo (USP)

É radialista com especialização em Linguagem, Cultura e Mídia e mestrado em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’. Em sua dissertação, pesquisou a participação da sociedade civil no Conselho de Comunicação Social e, atualmente, é analista de comunicação da TV USP
na Universidade de São Paulo, campus de Bauru

Pedro Arcanjo Matos, Universidade de Brasília (UnB) / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)

Jornalista; estudante de Mestrado da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB); Servidor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); autor do livro “Toda Dor do Mundo”

Rafael Duarte Oliveira Venancio, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

É professor adjunto do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação na Universidade Federal de Uberlândia. Doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo. Mestre em Ciências da Comunicação e Bacharel em Comunicação Social pela mesma instituição. Foi coordenador do curso de Rádio e TV e de Produção Audiovisual da FMU-FIAM-FAAM. Atualmente desenvolve, com apoio da FAPEMIG, o projeto audiovisual “Triângulo do Futebol”, que trabalha com a história do futebol no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

Rafiza Varão, Universidade Católica de Brasília (UCB)

É doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Comunicação pela mesma instituição, graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e professora dos cursos de Jornalismo e Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Brasília. Pesquisa os autores clássicos das teorias da comunicação e publicou capítulo de livro sobre o conceito de televisão pública.

Renata Ouro Gonçalves da Costa, Faculdade Jardins (FacJardins/FAJAR)

Formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Tiradentes (UNIT), Pós - Graduanda em Docência (Educação) pela Faculdade Jardins (FacJardins/FAJAR). Produtora e Empreendedora Cultural. Cursos em Audiovisual e Cinema. Grupo de Estudos e Pesquisas: 'Educação e Contemporaneidade'
(EDUCON/UFS-SE). Educação e Culturas Digitais (ECUL’T/UFS-SE).

Rochele Tonello Zago Corrêa, TV Educativa de Porto Alegre (TVE RS)

É mestre em Comunicação e Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS). Bacharel em Biblioteconomia pela UFRGS e Bacharel em Radialismo e Televisão pela UPF. Atualmente é Produtora Executiva da TVERS. É autora do livro TV Brasil e Redes Sociais Virtuais: o programa Estúdio Móvel no Facebook.

Soane Costa Guerreiro, Empresa Brasil de Comunicação (EBC)

É jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília, com estudo sobre a Rede Pública de Televisão. Desde 2012 é jornalista concursada da Empresa Brasil de Comunicação, onde passou por cargos como: editora e repórter multimídia, editora de telejornalismo e, atualmente, repórter da TV Brasil. Já atuou também em tevê universitária e em tevês abertas privadas, como SBT Brasília e TV Liberal, afiliada Rede Globo.

Tiago Gautier

É jornalista e Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Integrante do Núcleo de Comunicação Pública e Política (NUCOP), com atuação nos temas jornalismo, mídias, comunicação estatal e governamental e comunicação pública

Zilda Martins

É doutora e mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ (ECO). Pesquisadora do Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária (LECC) e coordenadora do grupo de estudos sobre Relações Raciais no Brasil. Atuou como jornalista da Rádio MEC, atual emissora de rádio da EBC, passando também por jornal impresso e assessoria de imprensa.

Liziane Soares Guazina, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Comunicação, atual Vice-diretora da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasilia, líder do Grupo de Pesquisa Cultura, Mídia e Política e coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política – NEMP/CEAM/UnB.

Fernando Oliveira Paulino, Universidade de Brasília (UnB)

Doutor em Comunicação, atual Diretor da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, pesquisador do Laboratório de Políticas de Comunicação (LaPCom-UnB) e do Projeto Comunicação
Comunitária e Cidadania (CNPq).

Citas

AS ENTREVISTAS
Nélia Rodrigues Del Bianco
BIANCO, Nelia R. Del; ESCH, C. E. ; PINHEIRO, E. B. B. . Estratégias da Empresa Brasil de Comunicação para enfrentar o desafio da convergência. 2016. XIII Congresso da Associação Latinoamericana de Investigadores da Comunicação (ALAIC) (Apresentação de Trabalho/Congresso).
BIANCO, Nélia R.; ESCH, Carlos. E.M da C.; MOREIRA, Sonia V. Lei de meios como estratégia de fortalecimento da radiodifusão pública: o caso da Argentina, do Equador e do Uruguai. Rev. Comun. Midiática (online), Bauru/Sp, V.9, N.3, p. 104-119, set./dez. 2014 Disponível em <http://www2.faac.unesp.br/comunicacaomidiatica/index.php/comunicacaomidiatica/article/view/590 > Acesso em 28 de novembro de 2016.
BIANCO, Nelia R. Del ; RODRIGUES, M. . Diferenciação na cobertura esportiva a partir da TV pública. In: José Carlos Marques; Osvando J. de Morais. (Org.). Esportes na idade mídia: diversão, informação e educação. 1ed.São Paulo: Intercom, 2012, v. 1, p. 263-284.
Bianco, Nelia del. ; Dias, Daphne. Muito além do espetáculo : esporte e cidadania na cobertura paralimpíadas na TV Brasil. Revista do Conselho Curador - 2ª edição . Disponível em <https://issuu.com/03978/docs/revista_conselho_curador_2aedi____o?e=8643723/5975029> Acesso em 10 de novembro de 2016.
Brasil. Lei Nº 11.652, De 07 de Abril de 2008. Lei que constitui a Empresa Brasil de Comunicação – EBC Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11652.htm>. Acesso em 12 de março de 2016.
ESCH, Carlos Eduardo; R. DEL BIANCO, Nélia - Radiodifusão pública brasileira: o desafio de conquistar credibilidade e representatividade social. Mediapolis: revista de comunicação, jornalismo e espaço público. Nº 2 (2016) . Disponível em <https://digitalis.uc.pt/ptpt/artigo/radiodifus%C3%A3o_p%C3%BAblica_brasileira_o_desafio_de_conquistar_credibilidade_e_representatividade >. Acesso em 28 de novembro de 2016.
JENKINS, H., GREEN, J. e FORD, S. (2014). Cultura da Conexão – criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo: Editora Aleph.
MENDELL, Tony. (2011). Serviço público de radiodifusão: um estudo de direito comparado. Brasília, UNESCO. Disponível em <http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002147/214765por.pdf>. Acesso em 28 de novembro de 2016.
RAMOS, Murilo .César .& BIANCO, Nélia .(2008). Estado e Comunicação, Brasília : Casa das Musas / INTERCOM / UnB. Disponível em <http://galaxy.intercom.org.br/ebooks/arquivos/77a73387727e1c2dc02254c196ee7360.pdf >. Acesso em 10 de novembro de 2016.
UNESCO. Public Broadcasting: Why? How? Unesco: 2001. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001240/124058Eo.pdf >. Acesso em 28 de novembro de 2016.

Desafios do jornalismo público: uma análise da produção de emissoras de rádio da EBC
BRASIL. Lei 11.652/2008. República Federativa do Brasil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11652.htm Acesso em 01 de março de 2017.
BRASIL. Lei 13.417/2017. República Federativa do Brasil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13417.htm#art1 Acesso em 10 de março de 2017.
EBC, EMPRESA BRASIL DE COMUNICA O. Manual de Jornalismo da EBC. Brasília, EBC, 2013. Disponível em <http://www.ebc.com.br/sites/default/files/manual_de_jornalismo_ebc.pdf>. Acesso em 3 out. 2014.
EBC, EMPRESA BRASIL DE COMUNICA O. Manual Eleições 201 : Diretrizes de Cobertura jornalística. Brasília, EBC 2014. Disponível em http://www.conselhocurador.ebc.com.br/sites/conselhocurador/files/files/Manual%20de%20Eleições%202014% Acesso em 3 out. 2014.
PAULINO, F. O., GUAZINA, L., OLIVEIRA, M. Serviço público de media e comunicação pública: conceitos, contextos e experiências. Comunicação e Sociedade, vol. 30, 2015, p. 55-70. Disponível em http://revistacomsoc.pt/index.php/comsoc/article/view/2485/2398
RADIOBRÁS. O Jornalismo na Radiobrás. Brasília, 2004.
RADIOBRÁS. Manual de Redação de Jornalismo. Brasília, 2006.
Relatório Final do Monitoramento EBC-UnB. Brasília: Universidade de Brasília, 2015.

Descargas

Publicado

febrero 14, 2020

Detalles sobre esta monografía

ISBN-13 (15)

978-85-93078-14-9

Fecha de publicación (01)

2016