Discurso, política e direitos : por uma análise de discurso comprometida

Autores

Viviane de Melo Resende (ed)
Universidade de Brasília (UnB)
https://orcid.org/0000-0002-7791-5757
Carolina Lopes Araújo (ed)
Universidade de Brasília (UnB)
https://orcid.org/0000-0001-7472-8465
Jacqueline Fiuza da Silva Regis (ed)
Universidade de Brasília (UnB)
https://orcid.org/0000-0001-9185-8229

Palavras-chave:

Estudo crítico do discurso, Análise de discurso crítica, Direitos humanos, Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso.

Sinopse

Os estudos críticos do discurso têm sido amplamente aprofundados nas incursões que pesquisadoras latino-americanas têm feito nesse campo. A Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso e a Rede Latino-Americana de Análise de Discurso Crítica e Pobreza são exemplos do muito que foi feito na América Latina na direção da ampliação do escopo da análise de discurso crítica e no refinamento de abordagens teóricas e metodológicas associadas a essa interdisciplina. A Aled é uma associação acadêmica com 25 anos de tradição que congrega estudos do discurso de diversas tendências. Para a sétima edição do colóquio da Aled no Brasil, definiu-se a temática “Discurso, política e direitos: por uma análise de discurso comprometida”, com o objetivo de trazer ao centro da discussão no âmbito da Aled-Brasil as relações de discurso-sociedade em termos de poder e abuso de poder. Para atingir esse objetivo, a Aled-Brasil convidou especialistas de diferentes campos dos estudos do discurso que trabalham com as categorias centrais a esse debate: classe, raça e gênero, e consideram ambientes discursivos variados, desde os espaços virtuais de interação até as políticas públicas, passando pelos campos midiático, jurídico e educacional. Esse encontro mostrou-se uma oportunidade produtiva para a discussão do necessário comprometimento de acadêmicas e acadêmicos envolvidos em estudos das relações de linguagem-sociedade em termos de discurso e poder. Este livro reúne algumas dessas conferências.

Capítulos

  • Apresentação: uma análise de discurso comprometida
    Viviane de Melo Resende
  • 1. Estudo das reações sociodiscursivas verbais em ambientes de interação virtual
    Maria Carmen Aires Gomes
  • 2. Reflexões sobre a(s) política(s) habitacional(is) na CABA: uma aproximação da análise de discurso crítica
    Mariana C. Marchese
  • 3. Reflexões sobre a luta mobilizada do MNPR e sua relação com o Estado brasileiro: uma perspectiva discursivo-crítica localizada
    Gersiney Santos
  • 4. “Eu me sentia um professor”: reexistências decoloniais no âmbito do projeto Mulheres Inspiradoras
    Gina Vieira Ponte de Albuquerque, Juliana de Freitas Dias
  • 5. Análise crítica do discurso e teorias jurídicas feministas: um olhar sobre a cidadania das mulheres
    Débora de Carvalho Figueiredo
  • 6. Discurso e direitos: por uma análise crítica do discurso jurídico em decisões judiciais
    Virgínia Colares
  • 7. Análise do discurso de ódio contra uma blogueira
    Lola Aronovich
  • Sobre as organizadoras
  • Sobre as/os autoras/es

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane de Melo Resende, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Linguística pela UnB, professora associada da mesma universidade. Pesquisadora do CNPq, coordenadora do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELiS) e do Laboratório de Estudos Críticos do Discurso (LabEC). Realizou estudos pós-doutorais na Universidade Federal de Minas Gerais e na Universidade Pompeu Fabra. Desenvolve pesquisas em estudos críticos do discurso, decolonialidade, interseccionalidade, com foco na situação de rua.

Carolina Lopes Araújo, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília. Mestre em Gestão pela HEC-Montreal (Canadá). Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora adjunta da Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina. Desenvolve estudos nas áreas de desenvolvimento e sustentabilidade, participação social e colaboração, gestão e educação e análise discursiva.

Jacqueline Fiuza da Silva Regis, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Linguística pela UnB e Doctor philosophiae (Dr. phil.) pela Universidade Friedrich Schiller, Alemanha. Professora vinculada ao Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade da Universidade de Brasília. Mãe da Ayumi (2009), da Inaê (2011) e da Nina (2017). Articula pesquisa e docência em questões afetas à decolonialidade, ao antirracismo, à análise de discurso crítica, a direitos sexuais e reprodutivos e à produção textual.

Débora de Carvalho Figueiredo

Bacharel em Direito e mestre e doutora em Linguística Aplicada e Análisedo Discurso, professora no Departamento de Línguas Estrangeiras e no Programa de Pós-Graduação em Inglês/Estudos Linguísticos e Literáriosna Universidade Federal de Santa Catarina. Seu foco de interesse são as relações entre discurso, gênero e poder, sobretudo no discurso jurídico.

Gersiney Santos

Doutor e mestre em Linguística pela Universidade de Brasília, atua na área de Língua Portuguesa, Produção de Texto e Linguística, com ênfaseem Análise de Discurso Crítica e Método Sincrônico-Diacrônico de Análise Linguística de Textos. Professor vinculado ao Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade da UnB.

Gina Vieira Ponte de Albuquerque

Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Especialista em Educação a Distância, Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar e Letramentos e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais. Cursa mestrado em Linguística na UnB.

Juliana de Freitas Dias

Doutora em Linguística e docente na Universidade de Brasília desde 2009. É fundadora e atual coordenadora do grupo de pesquisa Educação Crítica e Autoria Criativa (Gecria).

Lola Aronovich

Mestra e doutora em Literatura em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Santa Catarina, professora associada do Departamento de Estudos da Língua Inglesa, suas Literaturas e Tradução da Universidade Federal do Ceará, autora do blog Escreva Lola Escreva.

Mariana C. Marchese

Doutora pela Universidade de Buenos Aires, professora de Mídia e Ensino Superior em Letras na mesma universidade, pesquisadora assistente do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas, chefe de Trabalhos Práticos na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires.

Maria Carmen Aires Gomes

Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UniversidadeFederal de Viçosa e colaboradora do Poslin-UFMG. Articula pesquisasem Análise de Discurso Crítica com estudos de gênero e corpo (GrupoAfecto).

Virgínia Colares

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco com pós-doutorado em Direito pela Universidade de Brasília. Professora per-manente do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Católica de Pernambuco

Downloads

Publicado

junho 15, 2022

Licença

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-65-5846-138-8

Date of first publication (11)

2022