Tecendo redes e contando histórias: competências em informação e narrativa na contemporaneidade

Autores/as

Meri Nadia Marques Gerlin
Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)
https://orcid.org/0000-0003-4292-2559

Palabras clave:

Memória social, Competência narrativa, Oralidade, Competência informacional

Sinopsis

Esta obra compõe a coleção “No balanço das redes: tradição e tecnologia”, efetivando a publicação deste volume “Tecendo redes e contando histórias: competências em informação e narrativa na contemporaneidade”. Expõe, com isso, uma revisão e uma adaptação das bases teóricas da tese de doutorado “No balanço das redes dos contadores de histórias: competência narrativa e competência em informação no século XXI”, defendida por Meri Nadia Marques Gerlin no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB) e no âmbito do Doutorado Interinstitucional firmando com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Pode-se, então, colocar que este livro é resultado de um processo de investigação aprovado com louvor e indicado a publicação pelo ineditismo, posteriormente desdobrando-se em parcerias que poderão ser visualizadas em edições de uma coleção que aborda as relações de temas como competência em informação, competência narrativa e conexão em redes de colaboração.

Capítulos

  • CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO
  • ORALIDADE E CONEXÕES EM REDES NA CONTEMPORANEIDADE
    ESSE DIÁLOGO TINHA QUE PARTIR DE ALGUM PONTO
  • CAPÍTULO 2 – UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR ACERCA DA MEMÓRIA SOCIAL DOS NARRADORES
  • MEMÓRIA INDIVIDUAL, COLETIVA E SOCIAL SOB O PRISMA DA TRANSDISCIPLINARIDADE
  • O TECIDO DA MEMÓRIA NO CONTEXTO DA ATIVIDADE CULTURAL DO CONTADOR DE HISTÓRIAS
  • CAPÍTULO 3 - NARRAÇÃO ORAL
    UMA PRÁTICA INICIALMENTE DISSEMINADA POR MEIO DOS CONTOS TRADICIONAIS
  • O CONTEXTO DE UMA PRÁTICA QUE CONSISTE EM CONTAR E RECONTAR UMA VARIEDADE DE HISTÓRIAS
  • REGISTRO DOS CONTOS POPULARES COMPARTILHADOS E MISTURADOS
    LENDAS, MITOS, HISTÓRIAS DE FADAS E MUITO MAIS
  • CAPÍTULO 4 – O DESENVOLVIMENTO DA NARRATIVA ORAL EM TERRITÓRIOS DE EDUCAÇÃO, INFORMAÇÃO E CULTURA
  • NOS TERRITÓRIOS DE ATUAÇÃO DO NARRADOR DE HISTÓRIAS... A APRESENTAÇÃO DE ALGUNS POSSÍVEIS!
  • O ESTADO DA ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS EM TERRITÓRIOS DE EDUCAÇÃO E CIBERCULTURA
  • CAPÍTULO 5 - ENTRE O ERA UMA VEZ E A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO
    O ATRAVESSAMENTO DAS CONEXÕES EM REDES COLABORATIVAS
  • COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS ÀS CONEXÕES EM TERRITÓRIOS DE PRODUÇÃO DE INFORMAÇÃO E CULTURA
  • A COMPETÊNCIA E A INFORMAÇÃO EM QUESTÃO
    CONHECIMENTOS E HABILIDADES VOLTADAS PARA UMA RECUPERAÇÃO E APLICAÇÃO DA INFORMAÇÃO
  • COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO (INFORMATION LITERACY)
    CONCEITOS E APROXIMAÇÕES
  • A ALFABETIZAÇÃO DIGITAL E EM INFORMAÇÃO COLOCADAS EM ANÁLISE
  • CAPÍTULO 6 - A COMPETÊNCIA NARRATIVA E O ATRAVESSAMENTO DAS TECNOLOGIAS NA ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS
  • COMPETÊNCIA NARRATIVA
    HABILIDADES E TÉCNICAS PARA PESQUISAR, PREPARAR E COMUNICAR HISTÓRIAS
  • HABILIDADES VOLTADAS À PESQUISA DE UMA HISTÓRIA
  • HABILIDADES VOLTADAS AO PROCESSO DE PREPARAÇÃO
  • HABILIDADES VOLTADAS À COMUNICAÇÃODA HISTÓRIA
  • À GUISA DE CONCLUSÕES
  • ERA UMA VEZ... COMPETÊNCIAS PARA MANTER A PRÁTICA DA NARRAÇÃO ORAL

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Descargas

Publicado

noviembre 4, 2021

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.

Detalles sobre esta monografía

ISBN-13 (15)

978-85-88130-48-7

Fecha de publicación (01)

2018