Aplicações e tendências do uso de tecnologias de informação e comunicação na educação superior presencial no Brasil
Palabras clave:
Tecnologia da informação, Ensino presencial superiorSinopsis
Aborda a aplicação recente e as tendências do uso de TICs na educação superior presencial. Para compor o livro eletrônico, convidaram-se diversos colaboradores, que foram, ao todo, responsáveis pela elaboração de cinco capítulos. O capítulo 1, de Gardênia Abbad e Thaís Zerbini, apresenta o estado da arte das pesquisas em educação a distância no Brasil; o capítulo 2, de Francisco Antônio Coelho Júnior, Pedro Paulo Murce Meneses e Rodrigo Rezende Ferreira, traz um diagnóstico de competências e expectativas em relação ao uso das TICs entre docentes e discentes do ADM/UnB; o capítulo 3, de Helena Araújo Costa, Késia Rozzett e Sílvia Salgado de Carvalho, aborda os resultados de um benchmarking entre as boas práticas no uso de TICs no ensino presencial e a experiência com o processo de hibridização da disciplina de Introdução a Administração na UnB; o capítulo 4, de Christiana Soares de Freitas, Nilda Maria Domingos Mendes e Cecília Fonseca e Miranda, é sobre a aplicação de um modelo híbrido de ensino na disciplina de Teoria e Análise das Organizações na UnB; e, finalmente, o capítulo 5, apresenta o relato de três experiências inovadoras independentes em TICs. A primeira experiência, trazida por Ricardo Ramos Fragelli, refere-se ao uso de objetos de aprendizagem interativos, adaptativos e multiformes, como apoio ao ensino presencial. A segunda, de Helena Santiago Vigata, envolve o desenvolvimento de prova virtual de espanhol com o uso do Moodle. A terceira e última experiência é a de Ieda Carvalho Sande, com o uso do Moodle para o apoio a alunos de Direito em seus trabalhos de conclusão de curso.
Capítulos
-
Apresentação
-
Sobre os autores
-
Prefácio
-
1 O contexto e os desafios da educação a distância na atualidade
-
2 Diagnóstico de competências e expectativas em relação ao uso das TICs
-
3 Hibridização de disciplinas no ensino superior presencial:benchmarking e proposta de programa da disciplina Introdução a Administração
-
4 Aplicação de um modelo híbrido de ensino:novas práticas e desafios
-
5 Relatos de experiências inovadoras com o uso de TICs
Descargas
Descargas
Publicado
Categorías
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.