Guia metodológico para avaliação de ambientes de ensino pós covid: estudo de caso FAU/UnB

Autores/as

Gustavo de Luna Sales, Universidade de Brasília (UnB); Ágatha M. Formiga de Souto; Angelina Nardelli Quaglia, Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central; Caio Frederico e Silva, Universidade de Brasília (UnB); Frederico Flósculo Pinheiro Barreto; Ivan Manoel Rezende do Valle; Isadora Banducci Amizo; João Vitor Lopes Lima Farias; Joára Cronemberger, Universidade de Brasília (UnB); Juliana Andrade Borges de Sousa; Juliana Gehlen; Lia Campelo Lima Tostes; Luiz A. de Paula Guerra Machado Guerra; Mafalda Fabiene Ferreira Pantoja, Universidade do Porto; Meylin G. M. Meirelhes do Amaral; Oscar Luís Ferreira, Universidade de Brasília (UnB); Vanda Alice Garcia Zanoni, Universidade de Brasília (UnB)

Palabras clave:

Ambiente de sala de aula, Educação a distância, Gestão educacional, Metodologia, Urbanismo

Sinopsis

Muitos ambientes de ensino tiveram suas rotinas alteradas com a chegada da pandemia do novo Coronavírus. No contexto da Universidade de Brasília (UnB), que está desde de março de 2020 desenvolvendo atividades remotas, também estão sendo desenvolvidas uma série de atividades de planejamento visando à reocupação responsável do Campus. Neste sentido, este presente documento tem por objetivo informar todas as atividades desenvolvidas pelo subcomitê de infraestrutura e serviços da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UnB, no âmbito do Comitê de Coordenação de Acompanhamento das Ações de Recuperação (CCAR). Este estudo está delimitado para a realidade de uso e ocupação da FAU/UnB, que fica localizada na ala norte do Instituto Central de Ciências – ICC, um dos edifícios mais emblemáticos de toda a Universidade. Destaca-se que há limitação temporal no referencial bibliográfico e técnico consultados e produzidos para o desenvolvimento deste estudo, os quais foram a base para a metodologia utilizada neste guia. A proposta do guia é oferecer uma possibilidade metodológica que auxilie gestores educacionais em reavaliarem os seus espaços para possibilitar uma ocupação dos ambientes de forma segura, responsável e com salubridade.

Capítulos

  • Apresentação
  • Referencial Teórico
  • Levantamento de Práticas e Recomendações
  • Levantamento dos Espaços da FAU/UnB
  • Método de Avaliação dos Espaços
  • Resumo dos Resultados da Avaliação e Recomendações de Ocupação
  • Conclusões
  • Referências Bibliográficas

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Descargas

Publicado

agosto 11, 2021

Licencia

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.