Cotidianos, escolas e patrimônios: Percepções antropourbanísticas da capital do Brasil
Palabras clave:
Distrito Federal (Brasil), Espaços públicos, Cotidianos escolares, Patrimônio culturalSinopsis
O livro Cotidianos, Escolas e Patrimônio: percepções antropourbanísticas da capital do Brasil apresenta os resultados da pesquisa “Cotidianos escolares e dinâmicas metropolitanas na capital do Brasil”, fruto da colaboração entre dois laboratórios de pesquisa da Universidade de Brasília (UnB): o Laboratório de Estudos da Urbe (Labeurbe-PPG-FAU) e o Laboratório de Vivências e Reflexões Antropológicas: Direitos, Políticas e Estilos de Vida (Laviver-PPGAS-DAN).
A obra reúne capítulos de autoria de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento sobre as relações entre espaços escolares, trajetórias cotidianas e a constituição do patrimônio na capital federal. O patrimônio é tratado como categoria polissêmica, mobilizada por pessoas em contato umas com as outras e com a cidade que produzem, vivem e significam. Os textos dialogam com diferentes perspectivas para refletir acerca do modo como experiências da capital/metrópole são significadas por seus habitantes, e como a escola, com forte presença na vida urbana, repercute na percepção e na vivência do patrimônio cultural. O material de pesquisa de campo é proveniente de atividades realizadas em colaboração com dois Centros de Ensino Fundamental, um em Ceilândia e outro no Plano Piloto. O conjunto das análises abarcou percepções em diálogo com membros das comunidades escolares, permitindo entrever dinâmicas metropolitanas de forma original, com abordagens ainda pouco exploradas nos estudos disponíveis.
Capítulos
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Introdução - Cotidianos, escolas e patrimônio: percursos de pesquisa
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Capítulo 1 - História, memória e patrimônio de Brasília: escolas em unidades de vizinhança
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Capítulo 2 - A Unidade de Vizinhança nº 1 e as escalas relevantes do patrimônio
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Capítulo 3 - Espaços públicos e vida cotidiana na Unidade de Vizinhança nº 1
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Capítulo 4 - Arte e cidade em escolas de ensino fundamental
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Capítulo 5 - Transformações morfológicas de Ceilândia
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Capítulo 6 - Nexos e horizontes da pesquisa
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Sobre as autoras e os autores