Parasitologia didática: aprender é mais fácil com metodologias ativas
Keywords:
Parasitologia médica, Aprendizagem ativa, Doenças parasitárias, Ensino – MetodologiaSynopsis
A busca incessante por conhecimento e sua disseminação são poderosas ferramentas que podem democratizar o acesso ao saber científico e tornar o ensino superior mais acessível e menos complexo. É nesse sentido que o projeto "Parasitologia didática - aprender é mais fácil com metodologias ativas", criado por estudantes do curso de Farmácia da Faculdade de Ciências da Saúde, surge como uma iniciativa para combater a falta de informação sobre temas relevantes à saúde pública que, infelizmente, são negligenciados. O projeto selecionou as melhores e mais didáticas cartilhas sobre o tema Parasitologia Médica. O material foi criado a partir de Metodologias Ativas de Ensino, e as cartilhas tinham o objetivo de tornar o aprendizado lúdico e mais atrativo a diferentes públicos, desde crianças até acadêmicos e não acadêmicos. A linguagem empregada é acessível, contando com ilustrações incríveis e jogos interativos que permitem fixar o aprendizado. É importante destacar que o tema Parasitologia é mundialmente negligenciado, com dados escassos e que abordagens que buscam aplicar conceitos como letramento científico desenvolvem habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas, permitindo que leitores possam aplicar conceitos e princípios científicos em suas vidas cotidianas. Vale destacar, ainda, que doenças parasitárias são endêmicas no Brasil e possuem uma estreita relação com a pobreza e as condições sanitárias inadequadas (ciclo de pobreza e doença). Por isso, o projeto "Parasitologia didática" é uma iniciativa que contribui para a democratização do conhecimento científico e para a promoção da saúde pública.
Chapters
-
Nota da coordenação
-
Apresentação
-
Capítulo 1 - Bionews
-
Capítulo 2 - Toxoplasmose gestacional e congênita
-
Capítulo 3 - Você já ouviu falar da solitária?
Downloads
Published
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.