A orientação educacional no contexto da pandemia de Covid-19 no Distrito Federal : coletânea de depoimentos e outros escritos

Authors

Caetana Juracy Rezende Silva (ed)
Universidade de Brasília (UnB)
https://orcid.org/0000-0002-1142-3485
Fernando Bomfim Mariana (ed)
Universidade de Brasília (UnB)
https://orcid.org/0000-0003-2909-5149
Maria da Conceição da Silva Freitas (ed)
Universidade de Brasília (UnB)
https://orcid.org/0000-0002-6557-3171

Keywords:

Orientação educacional, COVID-19, Pandemia de, 2020-

Synopsis

A questão central desta obra é dar visibilidade ao trabalho da Orientação Educacional no contexto da pandemia de Covid-19 no Distrito Federal. Os desafios do ensino remoto e das ressignificações do trabalho docente exigiram inúmeros contornos para o exercício da profissão do Orientador Educacional. Nesse sentido, esta publicação não é uma obra estritamente acadêmica. Reúne depoimentos e escritos diversos, nos quais as autoras e os autores estiveram livres para apresentarem suas contribuições profissionais a partir de olhares próprios dos sujeitos diante das inúmeras questões enfrentadas.
A importância desta coletânea de textos se firma nos pressupostos de aproximação das realidades dos Orientadores no âmbito da troca de saberes entre a Educação Básica e a Universidade, bem como pela possibilidade de complexificar as reflexões dentro das Ciências Humanas na intencionalidade de transformação da sociedade.

Chapters

  • APRESENTAÇÃO
  • PREFÁCIO – A CAIXA DO DESCONHECIDO
    Karina Mondianne de Sousa Oliveira Gomes
  • CAPÍTULO 1: Comentários sobre publicações acerca do trabalho do Orientador Educacional no contexto da pandemia de Covid-19
    Aldeane de Souza, Jane Rose Ferreira dos Santos, André Ribeiro da Silva
  • CAPÍTULO 2: O Orientador Educacional e a mediação de conflitos no contexto do ensino remoto: a experiência da Escola Classe 22 do Gama
    Ana Cláudia Costa Medeiros
  • CAPÍTULO 3: Trabalho docente e o Pedagogo-Orientador Educacional no contexto da pandemia de Covid-19 no Distrito Federal: Orientar desenvolvendo autonomia de estudos em tempos de distanciamento social
    Anita de Oliveira Ventura
  • CAPÍTULO 4: O Orientador Educacional como elo entre família e escola: ampliando possibilidades e caminhos para a construção de aprendizagens em tempos de pandemia de Covid-19 no ensino público do Distrito Federal
    Carla Micheline Campos da Silva
  • CAPÍTULO 5: Orientação Educacional em tempo de pandemia: desafio aceito
    Débora A. Felipe
  • CAPÍTULO 6: Sob a ótica do lado avesso na educação, no contexto da pandemia de Covid- 19 no Distrito Federal
    Edvaldo Medeiros de Souza
  • CAPÍTULO 7: Orientação Educacional no contexto de pandemia: mais que empatia, compaixão!
    Fernanda Cavalcante Magalhães Gomes, Keila Andrich da Rosa
  • CAPÍTULO 8: O trabalho docente e o Pedagogo-Orientador Educacional no contexto da pandemia de Covid-19 no Distrito Federal
    Hellen Andrade Lima
  • CAPÍTULO 9: Coordenação Intermediária da Orientação Educacional: os desafios e as aprendizagens no desenvolvimento das atribuições no trabalho mediado pelas tecnologias
    Ivanilde Maria Pereira da Silva
  • CAPÍTULO 10: A práxis pedagógica no trabalho da Pedagoga-Orientadora Educacional de escola pública do Distrito Federal no contexto de ensino remoto emergencial
    Jesica Barbosa Dantas
  • CAPÍTULO 11: Orientação Educacional em tempos de pandemia: a invisibilidade e o acolhimento ao Orientador Educacional
    Jéssica Morrone de Oliveira Paes
  • CAPÍTULO 12: A ressignificação da práxis da Orientação Educacional da Escola Classe do Setor P Norte no contexto da pandemia
    Lucélia de Lima Soares, Maria da Graça Gomes da Silva
  • CAPÍTULO 13: Orientação Educacional: diálogos e troca de saberes entre a Educação Básica e a Universidade de Brasília
    Fernando Bomfim Mariana, Maria Delmair Lacerda Queiroz
  • CAPÍTULO 14: Estudantes com indicativo de altas habilidades/superdotação e a relevância do trabalho pedagógico do Orientador Educacional
    Maria Eugênia Monteiro, Francisnilde Miranda da Silva
  • CAPÍTULO 15: Encontros e descobertas na Orientação Educacional pelo Brasil
    Marina Cantanhêde Rampazzo
  • CAPÍTULO 16: O Desafio interpessoal do trabalho remoto no contexto da pandemia
    Maristela Pereira de Sousa Severo
  • CAPÍTULO 17: Princípios teóricos no trabalho da Orientação Educacional
    Michele Miranda
  • CAPÍTULO 18: Encontro Articulado Pedagógico: momento estratégico de construção coletiva da práxis da Orientação Educacional durante o ensino remoto
    Nádia Lopes dos Santos
  • CAPÍTULO 19: Orientação Educacional: tecendo novas estratégias de escuta pedagógica diante dos novos contextos socioemocionais
    Patrícia Miranda Chaves dos Santos
  • CAPÍTULO 20: Busca e escuta no ensino remoto: um olhar sobre os desafios na Educação Infantil
    Vera Lúcia Bezerra Candido
  • CAPÍTULO 21: A prática da Orientação Educacional no ensino remoto: a experiência do CEF 101 do Recanto das Emas
    Zenilda Martin

Downloads

Download data is not yet available.

Downloads

Published

setembro 13, 2023

Details about this monograph

ISBN-13 (15)

9786599716959