Crianças contadoras de histórias
Keywords:
Infância, Contadores de história - crianças, Artes cênicas - estudo e ensino, Narrativa (Retórica)Synopsis
Luciana Hartmann é uma mulher da palavra, em suas múltiplas acepções. Ela conta, escuta, escreve, tece afetos e saberes, alinhava contextos e sujeitos, urde uma trama complexa entre estudantes de graduação e pós-graduação, acadêmicos de diversos campos do conhecimento, professoras da Educação Básica e crianças: muitas crianças! Crianças atravessadas por diferentes conjunturas e que possuem histórias e narrativas próprias, que são escutadas atentamente pelos olhos verdes e curiosos de Luciana, que as compartilha conosco de modo generoso. Adultos que somos, desaprendemos a aprender como as crianças: pela observação e pela escuta atentas do outro. Luciana, ao longo de seu trabalho amoroso e engajado com as infâncias, nutre os adultos. Luciana é uma professora contadora, mais do que uma antropóloga-pesquisadora: sua função excede em muito aquela à qual se propõe a academia, porque constrói, por meio de seu trabalho criterioso e minimalista nas “pequenas antropologias”, relações estéticas que hibridizam arte, antropologia e educação. Suas investigações são fortemente imbricadas com suas funções docentes e aí percebemos um ciclo profícuo e orgânico entre ensino, pesquisa e extensão que poucos docentes universitários conseguem efetivar. O trabalho de Luciana traz as vozes, as imagens e os mundos simbólicos das crianças para lembrar a nós, adultos, da humanidade singela de olhos que escutam. E essa me parece uma necessidade premente nos dias que vivemos: escutar palavras com os olhos.
Chapters
-
Prefácio
-
Sobre crianças e gárgulas I
-
Capítulo 1 - Infâncias, narrativas, performances
-
Capítulo 2 - Histórias de crianças uruguaias
-
Capítulo 3 - Histórias de crianças brasileiras
-
Capítulo 4 - Histórias de crianças francesas
-
Capítulo 5 - Quem quer contar histórias? Possibilidades de trabalho com narrativas orais em sala de aula
-
Sobre crianças e gárgulas II
-
Referências