Estudos avançados sobre competência em informação
Palabras clave:
Biblioteconomia, Ciência da informação, Competência informacionalSinopsis
Nesta coletânea de nove capítulos que a Profa. Ana Paula nos traz, encontramos relatos de pesquisas oportunas, que cobrem uma miríade de facetas e contextos que os autores escolheram para habilmente pesquisarem a temática da Competência em Informação; logo percebemos as dimensões enriquecedoras e vívidas desta variedade de contextos, variedade essa tão necessária para subsidiar o ensino e aprendizagem de uma CoInfo caracterizada pelo almejado potencial transformadora, que promova os objetivos de equidade e justiça social. Os desafios deste projeto social ficam evidentes nestes capítulos, desafios esses que não apenas se mantem relevantes durante e depois da pandemia de COVID-19, mas se aguçam pela lente da pandemia que exacerbou as desigualdades em nossas sociedades. Coletividades, grupos, comunidades, instituições e indivíduos competentes informacionalmente serão bem mais preparados para enfrentar tais desafios e mostrar formas de verdadeiramente ensinar, que, nas palavras do Paulo Freire (1996, p. 47), não é de apenas “transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”. Por fim, este livro será valioso para pesquisadores de Competência em
Informação, estudantes que estão desenvolvendo ou realizando pesquisas ou simplesmente interessados em identificar abordagens para a CoInfo e profissionais que desejam investigar a prática dela para criar uma base de evidências para apoiar iniciativas da CoInfo em suas comunidades, seus locais de trabalho ou instituições. (Ariadne Chloe Mary Furnival)