Portal de Livros da UnB https://livros.unb.br/index.php/portal <p align="justify">O <strong>Portal de Livros da UnB</strong> é uma iniciativa da Biblioteca Central (BCE/UnB) que visa reunir em um único ambiente livros digiatis de acesso aberto produzidos no âmbito da Universidade de Brasília (UnB). O Portal utiliza o <em>Open Monograph Press</em> (OMP), um <em>software</em> desenvolvido pelo Public Project Knowledge (PKP) para apoiar a atividade de editoração de livros, sejam eletrônicos ou impressos, preferencialmente de acesso aberto, com foco em casa editoriais universitárias. </p> pt-BR <p style="text-align: justify;">O Portal de Livros a UnB não exige que os/as detentores/as dos direitos autorais (autores/as, editoras, etc.) das obras disponibilizadas abram mão dos mesmos e não impõe nenhuma restrição nesse sentido.</p> <p style="text-align: justify;">Todos os livros disponibilizados no Portal de Livros da UnB devem estar em acesso aberto - permitir que o livro esteja disponível em acesso aberto é condição <strong>obrigatória</strong> para a publicação.</p> <p style="text-align: justify;">O Portal de Livros da UnB utiliza a <a href="https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/">Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC-SA)</a> nos livros disponibilizados, salvo quando o/a detentor/a dos direitos autorais da obra optar por outra modalidade de licença (o que deve ser realizado durante o preenchimento do termo de autorização). A Licença Atribuição-Não-Comercial-CompartilhaIgual permite que o trabalho seja remixado, adaptado e novas criações sejam feitas a partir dele para fins não-comerciais sempre atribuindo os créditos ao autor e as novas criações sejam licenciadas sob termos idênticos.&nbsp;</p> portaldelivros.bce@unb.br (Portal de livros da UnB) portaldelivros.bce@unb.br (Equipe Portal de livros da UnB) OMP 3.3.0.14 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Ex-líbris: pequeno artefato artístico https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/612 <p>A exposição Ex-líbris: pequeno artefato artístico nasceu em um momento que os ex-líbris ganharam novo fôlego na cultura nacional. Por isso, esta foi uma ação criada como um dos resultados do projeto de extensão Ex-líbris e as técnicas de gravuras, realizado em parceria entre a Seção de Obras Raras da Biblioteca Central (BCE) da Universidade de Brasília (UnB) e o professor de Calcogravura do Instituto de Artes (IdA), Eduardo Belga. Projeto este, que buscou se juntar a outras iniciativas de promoção ao acesso, produção e ampliação do conhecimento sobre estes objetos. Os ex-líbris representam uma longa tradição de marcação de propriedade em livros. Eles são usados desde o século XV e na contemporaneidade correspondem a uma etiqueta geralmente de papel e frequentemente ornamentada, acompanhada da expressão latina ex libris (que em português significa “dos livros de”) e do nome do proprietário do livro. Neste sentido, os exlíbris também agregam a representação dos gostos pessoais, ou mesmo de parte da personalidade do seu possuidor, sendo um artefato carregado de memória e considerado por muitos como um pequeno objeto de arte. A coleção de ex-líbris da Seção de Obras Raras atualmente contém mais de 5 mil exemplares. O início deste acervo provavelmente se deu a partir das bibliotecas particulares adquiridas pela universidade entre as décadas de 1960 e 1980. Pois, observa-se nesta coleção de exlíbris 415 itens que pertenceram ao político e jurista Homero Pires, cuja biblioteca pessoal foi adquirida pela UnB em 1963. Na década de 1990 esta coleção foi organizada pela professora Stella Maris Bertinazzo (IDA) e alguns bolsistas. Neste período, além da organização da coleção, ela também promoveu exposições e realizou publicações sobre estes objetos, estimulando ainda que os seus alunos produzissem ex-líbris. No seu livro Ex libris: pequeno objeto de desejo há um capítulo inteiro dedicado à coleção da BCE. Em 2018, esta coleção se ampliou, pois cerca de 3.600 itens do artista e colecionador de ex-líbris Jorge de Oliveira também passou a integrar o acervo da BCE. Ao mesmo tempo que a Stella Maris, Jorge de Oliveira movimentou o cenário do ex-librismo nacional, participando e organizando exposições e criando mais de 300 ex-líbris em sua carreira. Inclusive os dois trocavam correspondências sobre o tema. O referido projeto de extensão Ex-líbris e as técnicas de gravuras buscou ampliar o entendimento sobre os ex-líbris ao longo do ano de 2024, a partir de aulas expositivas sobre sua história e características, e do estímulo à produção de novos exemplares. Confeccionaram os exlíbris expostos ao público os alunos da disciplina de Calcogravura e os participantes do projeto de extensão Gravura Antiutópica, que conta com um grupo de professores, alunos e ex-alunos que objetivam consolidar a produção, pesquisa e ensino de gravura no âmbito da UnB. O presente catálogo apresenta, portanto, os resultados destes esforços e parcerias, tentando manter o legado da Stella Maris e do Jorge de Oliveira, e a tradição da UnB no ex-librismo nacional. Neste sentido, a exposição Ex-líbris: pequeno artefato artístico disponibilizou ao público para visitação aberta 114 ex-líbris e 10 publicações sobre o tema, como catálogos de exposições e boletins de associações. Portanto, entre os dias 16 de setembro e 04 de outubro, os visitantes puderam apreciar não somente os 46 ex-líbris elaborados pelos alunos de graduação e também pelos membros do Gravura Antiutópica, como ainda exemplares do acervo da própria Seção de Obras Raras. É importante destacar que a possibilidade de acesso aos exemplares físicos expostos e aqui apresentados, não se encerra com o fim da exposição. Pois, todos eles são parte integrante da coleção de obras raras da BCE, que mantém um rico acervo aberto a pesquisadores do mundo inteiro.</p> <p>Raphael Diego Greenhalgh<br />Eduardo Lustosa Belga</p> <p> </p> <p><strong>Referência bibliográfica:</strong></p> <p>GREENHALGH, Raphael; BELGA, Eduardo; LOURENÇO, Neria; MAXIMILIEN, André (org.). <strong>Ex-líbris:</strong> pequeno artefato artístico. Brasília: Universidade de Brasília, Biblioteca Central, 2024. Ebook (67 p., il.).</p> Raphael Greenhalgh, Eduardo Belga, Néria Lourenço, André Maximilien Copyright (c) 2024 Universidade de Brasília. Biblioteca Central https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/612 Wed, 18 Dec 2024 00:00:00 +0000 Metodologias ativas no ensino de geografia https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/609 <p>O livro reúne estudos que abordam reflexões, desafios e possibilidades para o ensino da Geografia por meio de práticas e metodologias participativas que estimulam a ação dos estudantes. As experiências obtidas pelos autores no ensino de Geografia Física com o emprego de metodologias ativas - como a rotação por estações, a elaboração de maquetes sobre os biomas brasileiros, além da utilização de obras musicais, artes plásticas e charges - são compartilhadas nesta obra com o intuito de estimular educadores a promover o interesse e a autonomia dos alunos dentro e fora da sala de aula.</p> <p> </p> <p>Referência bibliográfica: RIBEIRO, Tatiana Rolim Soares et al. (org.). <strong>Metodologias ativas no ensino da geografia.</strong> Brasília: Universidade de Brasília, Departamento de Geografia, 2024. E-book (295 p., il.).</p> Tatiana Rolim Soares Ribeiro, Ruth Elias de Paula Laranja, Marciléia Oliveira Bispo, Rafael Rodrigues da Franca; Adão Francisco de Oliveira, Carolina Machado Rocha Busch Pereira, Carliane Alves da Silva, Davi Leite dos Santos, Gildásia Pereira da Costa Borges, Juanice Pereira Santos Silva, Lucas Barbosa e Souza, Marcela Antonieta Souza da Silva, Matheus Henrique Pereira da Silva, Milena Tayamara Gomes de Sousa, Nascimento Marques de Miranda, Raedy Ferreira da Silva, Roberto de Souza Santos, Roselir de Oliveira Nascimento, Sâmia Mariana Araújo da Silva Copyright (c) 2024 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/609 Tue, 17 Dec 2024 00:00:00 +0000 Dor em recém-nascidos: dos mecanismos às repercussões em longo prazo https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/611 <p>Este livro apresenta o estado da arte sobre a dor no feto e no recém-nascido prematuro e o de termo. Ele tem a meta de cooperar com a difícil tarefa de compreender o fenômeno do processamento da informação dolorosa em seres humanos numa faixa etária tão especial do desenvolvimento neurológico e busca ajudar os pequenos pacientes, seus pais e as equipes de saúde que os acompanham a passar pela experiência dolorosa com o menor impacto negativo possível.</p> <p> </p> <p><strong>Referência bibliográfica:</strong> </p> <p>JESUS, José Alfredo Lacerda de; TRISTÃO, Rosana Maria (org.). <strong>Dor em recém-nascidos:</strong> dos mecanismos às repercussões em longo prazo. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2024. Ebook (299 p., il.).</p> José Alfredo Lacerda de Jesus, Rosana Maria Tristão; Andrea Amaro Quesada, Áurea Nogueira de Melo, Catia Sousa Govêia, Dioclécio Campos Júnior, Diogo Moraes Lins de Carvalho, Elaine M Boyle, Elvidina Nabuco Adamsom-Macedo, Geraldo Magela Fernandes, Janaína André Peñaranda Barbosa, João da Costa Pimentel Filho, Karina Nascimento Costa, Kelly Cristina Santos de Carvalho Bonan, Larissa Govêia Moreira, Luís Cláudio de Araújo Ladeira, Márcia Gomes Penido Machado, Maria Beatriz Martins Linhares, Maria Cândida Ferrarez Bouzada Viana, Maria de Fátima Junqueira-Marinho, Maria Eduarda Ponte de Aguiar, Mariana Bueno, Mércia Maria Braga Rocha, Naiara Viudes Martins Nóbrega, Paulo Henrique Conti Júnior, Raquel Cristine de Paula Assis, Rita de Cássia Xavier Balda, Roberta Costa, Ruth Guinsburg, Sauro Emerick Salomoni, Vivian Mara Gonçalves de Oliveira Azevedo, Zeni Carvalho Lamy, José Aparecido da Silva, Rosemary Conceição dos Santos Copyright (c) 2024 Editora Universidade de Brasília https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/611 Mon, 09 Dec 2024 00:00:00 +0000 Obras raras da Biblioteca Central da Universidade de Brasília: séculos XVI e XVII https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/610 <p>A despeito da variedade tipológica do acervo de obras raras preservado na Biblioteca Central da Universidade de Brasília, o objetivo inicial deste Catálogo de Obras raras da Universidade de Brasília – Séculos XVI e XVII foi fazer o levantamento completo da coleção de impressos a partir de uma perspectiva cronológica, motivo pelo qual se registra apenas as obras datadas até o ano de 1700. Além de apresentar a descrição bibliográfica de 152 obras raras que integram o acervo da UnB, o catálogo ainda traz 25 breves artigos analíticos escritos por pesquisadoras e pesquisadores vinculados a diversas universidades brasileiras e europeias. Nesse sentido, a obra desperta três interesses editoriais mais evidentes, a saber: o interesse institucional de divulgação do patrimônio da universidade, o interessebibliográfico de registro das peças preservadas na instituição e o interesse acadêmico relacionado às análises apresentadas nos artigos que integram o catálogo. Informa-se ainda que o estudo, a descrição e o manuseio cautelosos das peças resultou em uma série de descobertas relevantes, dentre as quais destacam-se a identificação da peça impressa mais antiga pertencente ao acervo da UnB. A análise atenta da configuração material dos volumes também revelou a presença de fragmentos de obras impressas e manuscritos mais antigos reaproveitados para estruturar a encadernação de alguns exemplares, como registrado nas páginas do catálogo. Assim, a obra não apenas registra e descreve os títulos impressos nos séculos XVI e XVII que integram o acervo da UnB. Ela igualmente expõe asmarcas de produção, uso e proveniência por meio das quais é possível compreender a história dos artefatos impressos.</p> <p>Referência bibliográfica: ARAÚJO, André de Melo; LOURENÇO, Néria; GREENHALGH, Raphael Diego (org.). <strong>Obras raras da Biblioteca Central da Universidade de Brasília:</strong> séculos XVI e XVII. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2024. Ebook (241 p., il.).</p> André de Melo Araújo, Néria Lourenço, Raphael Diego Greenhalgh Copyright (c) 2021 Editora Universidade de Brasília https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/610 Mon, 09 Dec 2024 00:00:00 +0000 Planos utópicos: concretude e subjetividade da cidade https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/608 <p>O GEPPA/CNPq – Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas Artísticas, dedicado a abordagens práticas e teóricas em diversas linguagens artísticas, amplia o estudo da arte contemporânea, explorando o espaço em suas múltiplas dimensões, conectando-o ao corpo, natureza, cidade e linguagem. Composto por pesquisadores, professores da Universidade de Brasília (UnB); Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB); da Universidade Federal de Uberlândia (UFU); do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), bem como por discentes do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade de Brasília e bolsistas de Iniciação Científica. O grupo promove diálogos entre linguagens artísticas, consolidando-se por meio de atividades culturais, exposições, oficinas e publicações. Suas pesquisas se dividem em três linhas: cidade e natureza, linguagem e matéria, corpo e memória, explorando o conceito de espaço. O GEPPA busca amalgamar essas questões em uma investigação coletiva, construindo um pensamento fundamentado na partilha de linguagens e na construção de pensamentos analíticos sobre o fazer artístico.</p> <p>Planos utópicos, exposição realizada no Museu Universitário de Arte (MUnA) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), entre 25 de agosto a 22 de outubro de 2023, elege Brasília como lugar de encontro, celebração e problematização da materialidade e imaginário de uma urbe projetada e construída desde um desenho ideal. Brasília, um ponto de paragem de vidas e subjetividades de artistas/pesquisadores que escolheram a Universidade de Brasília (UnB) como morada, campo de estudo e experimentação artística para explorarem seus repertórios em conexão prolongada com o microcosmo acadêmico e com esse outro coletivo cheio de nuances, a cidade utópica. </p> <p>Como coordenadora do GEPPA e artista participante da exposição que conta com a curadoria de Capra Maia, convoco memórias e comunhões técnicas que vão do meu lugar como professora e interlocutora destes artistas para mais uma cena inaugural que é esse nosso movimento coletivo, cheio de afeto, de produção e circulação de obras, pensamentos e corpos pelo mundo, agora na minha terra, Minas Gerais. <br>Nivalda Assunção<br>Coordenadora do GEPPA</p> <p>&nbsp;</p> Havane Melo, Nivalda Assunção; Adriana Araujo, Ana Lúcia Canetti, stellatum_, Capra Maia, Karine de Lima, Léo Tavares, Paulo Vega Jr., Priscilla Rampin Copyright (c) 2024 Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/608 Wed, 13 Nov 2024 00:00:00 +0000