https://livros.unb.br/index.php/portal/issue/feed Portal de Livros da UnB 2025-03-31T19:37:14+00:00 Portal de livros da UnB portaldelivros.bce@unb.br Open Monograph Press <p align="justify">O <strong>Portal de Livros da UnB</strong> é uma iniciativa da Biblioteca Central (BCE/UnB) que visa reunir em um único ambiente livros digiatis de acesso aberto produzidos no âmbito da Universidade de Brasília (UnB). O Portal utiliza o <em>Open Monograph Press</em> (OMP), um <em>software</em> desenvolvido pelo Public Project Knowledge (PKP) para apoiar a atividade de editoração de livros, sejam eletrônicos ou impressos, preferencialmente de acesso aberto, com foco em casa editoriais universitárias. </p> https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/654 The partnership that never was: a brief history of Brazilian diplomatic relations with the Third Reich 2025-03-24T19:25:13+00:00 Vinícius Bivar gid@bce.unb.br <p>This work examines the evolving relationship between Brazil, Germany, and the United States during the late 1930s and early 1940s, a period marked by ideological conflict, shifting alliances, and the looming threat of global war. Central to the analysis is the clash between the nationalist visions of Adolf Hitler’s Germany, rooted in racial purity and the expansion of the Volksgemeinschaft, and Getúlio Vargas’ Brazil, which emphasized cultural markers and allegiance to the fatherland. This fundamental ideological incompatibility, compounded by diplomatic tensions and Germany’s reaction to Brazil’s nationalization policies, led to the eventual rupture in German-Brazilian relations in 1938.<br />The study situates this bilateral crisis within the broader geopolitical context of U.S.-Brazilian relations, highlighting how Brazil leveraged its neutrality and trade relations with Germany to extract economic and political concessions from the Roosevelt administration. Key moments, such as the reestablishment of U.S.-Brazilian cooperation through the Aranha Mission and the creation of the Office of Inter-American Affairs (OIAA), demonstrate Brazil’s gradual alignment with the United States as World War II unfolded. While Vargas sought to maintain a balance between the Axis and the Allies for as long as possible, the outbreak of the war accelerated Brazil’s pivot toward the U.S., paving the way for its emergence as a regional leader in South America and a key ally in the Allied war effort.<br />Through an analysis of diplomatic correspondence, trade negotiations, and propaganda efforts, this work reveals how Brazil navigated the competing pressures of Axis and Allied influence while advancing its nation-building and industrialization agendas. It argues that Brazil’s realignment with the United States was not only a strategic necessity but also a critical step in securing its position in the post-war multilateral order.</p> 2025-03-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/655 Políticas de memória no conflito armado colombiano: um estudo a partir de Doris Salcedo 2025-03-31T19:37:14+00:00 Barbara Mangueira do Nascimento gid@bce.unb.br <p>Este trabalho resulta de uma pesquisa sobre a relação entre alguns trabalhos da artista colombiana Doris Salcedo e as políticas de memória no conflito armado colombiano atual. A artista se posiciona no campo de disputas envolvendo as narrativas de memória na Colômbia de modo a se aproximar de um projeto político específico de justiça de transição. Nas cinco obras analisadas (Noviembre 6 y 7, Acción de Duelo, Sumando Ausencias, Fragmentos e Quebrantos), realizadas entre 2002 e 2019, Salcedo confere uma centralidade para as vítimas do conflito, partindo de um desejo de reparação simbólica que coloca em questão as práticas memoriais, os monumentos, os lugares de memória e as datas de rememoração. Há uma centralidade no tema do luto como uma tarefa coletiva, trabalhado pelo artista por meio estratégias estéticas contemporâneas que buscam evitar a cristalização das memórias no espaço público. Ainda assim, seus trabalhos seguem marcados por uma dimensão monumental e o envolvimento do público nas ações propostas é dirigido pela artista. A aproximação formal ao Acuerdo Final para la Terminación del Conflicto y la Construcción de una Paz Estable y Duradera e da Comisión para el Esclarecimiento de la Verdad, la Convivencia y la No Repetición, presente nas últimas obras analisadas, denota um alinhamento político da artista e uma tomada de posição em um contexto de intensas disputas sociais que ultrapassam as fronteiras específicas da arte contemporânea.</p> 2025-03-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/653 Minha vida diplomática (Coleção Temas Brasileiros, vol. 17) 2025-03-17T20:21:33+00:00 Heitor Lyra gid@bce.unb.br <p>Heitor Lyra, diplomata e historiador, nasceu no Recife, em 1893. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, membro da International Law Association, do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, da Sociedade de Direito Aeronáutico e da Sociedade Brasileira de Direito Internacional. O autor de Minha Vida Diplomática, entre tantas altas funções que desempenhou, foi também encarregado de selecionar e catalogar os manuscritos relacionados com a história diplomática do Brasil.<br>Entre suas obras destacam-se: Ensaios Diplomáticos, História de D. Pedro II, História Diplomática e Política Internacional, História da Queda do Império, O Brasil na Vida de Eça de Queiroz.</p> 2025-03-17T00:00:00+00:00 Copyright (c) 1972 Yolanda do Couto Lyra https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/652 Gilberto Freyre na Universidade de Brasília: conferências e comentários de um simpósio internacional realizado de 13 a 17 de outubro de 1980 2025-03-17T19:58:00+00:00 Universidade de Brasília gid@bce.unb.br <p>Gilberto Freyre na Universidade de Brasília: conferências e comentários de um simpósio internacional realizado de 13 a 17 de outubro de 1980</p> 2025-03-17T00:00:00+00:00 Copyright (c) 1981 Editora Universidade de Brasília https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/649 Ex-líbris: pequeno artefato artístico (2a Exposição) 2025-03-10T18:00:11+00:00 Raphael Greenhalgh gid@bce.unb.br Eduardo Belga gid@bce.br Néria Lourenço gid@bce.br <p>A segunda exposição Ex-líbris: pequeno artefato artístico aconteceu entre 10 e 21 de fevereiro de 2025, contando novamente com a produção dos alunos da disciplina Calcogravura, de membros do projeto de extensão Gravura Antiutópica e com exemplares da Biblioteca Central (BCE) da Universidade de Brasília (UnB). Esta ação se configura como mais uma etapa da parceria entre a Seção de Obras Raras e o professor do Instituto de Artes, Eduardo Belga, que teve como objetivo promover o acesso, a produção e a ampliação do conhecimento sobre os ex-líbris. Nesta edição estiveram expostos 87 exemplares diferentes, sendo 27 deles criados pelos alunos de Calcogravura e membros do Gravura Antiutópica, e que serão incorporados ao acervo da BCE. A inspiração para a produção das peças foi diversificada, com artistas produzindo ex-líbris para eles próprios (ipse fecit), mas também para outrem, ou ainda para alguma coleção de livros da biblioteca. Surgiram exemplares em várias técnicas de gravuras, como ponta seca, água-forte e água-tinta, usando matrizes em metal, acrílico e embalagem tetra pak, por exemplo. A seleção de itens do acervo da BCE para a exposição foi influenciada por pesquisas acadêmicas realizadas recentemente na coleção, buscando trazer ao público ex-líbris cuja propriedade ou arte sejam de mulheres. Também foram apresentadas peças confeccionadas pelo artista Jorge de Oliveira, feitas para mulheres ou que tragam a representação feminina na imagem, além de alguns exemplares que ele confeccionou para si e para membros de sua família, filho e esposa. Os visitantes da primeira e desta segunda exposição puderam ainda levar uma recordação deste momento para casa, a partir dos ex-líbris comemorativos que foram distribuídos. Portanto, as duas edições deste projeto se mostraram bastante prolíficas em relação à participação da UnB no ex-librismo nacional, com a ampliação do acervo da biblioteca, sempre aberto aos pesquisadores e simpáticos ao tema, o estímulo da produção de ex-líbris por novos artistas e da apresentação deles para um público mais amplo.</p> <p>Raphael Diego Greenhalgh</p> <p>Eduardo Lustosa Belga</p> 2025-03-10T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Universidade de Brasília. Biblioteca Central.