https://livros.unb.br/index.php/portal/issue/feedPortal de Livros da UnB2024-11-13T19:05:01+00:00Portal de livros da UnBportaldelivros.bce@unb.brOpen Monograph Press<p align="justify">O <strong>Portal de Livros da UnB</strong> é uma iniciativa da Biblioteca Central (BCE/UnB) que visa reunir em um único ambiente livros digiatis de acesso aberto produzidos no âmbito da Universidade de Brasília (UnB). O Portal utiliza o <em>Open Monograph Press</em> (OMP), um <em>software</em> desenvolvido pelo Public Project Knowledge (PKP) para apoiar a atividade de editoração de livros, sejam eletrônicos ou impressos, preferencialmente de acesso aberto, com foco em casa editoriais universitárias. </p>https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/608Planos utópicos: concretude e subjetividade da cidade2024-11-13T19:05:01+00:00Havane Melogid@bce.unb.brNivalda Assunçãoportaldelivros.bce@unb.brAdriana Araujoportaldelivros.bce@unb.brAna Lúcia Canettigid@unb.brAnésio Azevedo Costa Netogid@unb.brCapra Maiagid@unb.brKarine de Limarepositorio@unb.brLéo Tavaresgid@unb.brPaulo Vega Jr.gid@unb.brPriscilla Rampingid@unb.br<p>O GEPPA/CNPq – Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas Artísticas, dedicado a abordagens práticas e teóricas em diversas linguagens artísticas, amplia o estudo da arte contemporânea, explorando o espaço em suas múltiplas dimensões, conectando-o ao corpo, natureza, cidade e linguagem. Composto por pesquisadores, professores da Universidade de Brasília (UnB); Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB); da Universidade Federal de Uberlândia (UFU); do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), bem como por discentes do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade de Brasília e bolsistas de Iniciação Científica. O grupo promove diálogos entre linguagens artísticas, consolidando-se por meio de atividades culturais, exposições, oficinas e publicações. Suas pesquisas se dividem em três linhas: cidade e natureza, linguagem e matéria, corpo e memória, explorando o conceito de espaço. O GEPPA busca amalgamar essas questões em uma investigação coletiva, construindo um pensamento fundamentado na partilha de linguagens e na construção de pensamentos analíticos sobre o fazer artístico.</p> <p>Planos utópicos, exposição realizada no Museu Universitário de Arte (MUnA) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), entre 25 de agosto a 22 de outubro de 2023, elege Brasília como lugar de encontro, celebração e problematização da materialidade e imaginário de uma urbe projetada e construída desde um desenho ideal. Brasília, um ponto de paragem de vidas e subjetividades de artistas/pesquisadores que escolheram a Universidade de Brasília (UnB) como morada, campo de estudo e experimentação artística para explorarem seus repertórios em conexão prolongada com o microcosmo acadêmico e com esse outro coletivo cheio de nuances, a cidade utópica. </p> <p>Como coordenadora do GEPPA e artista participante da exposição que conta com a curadoria de Capra Maia, convoco memórias e comunhões técnicas que vão do meu lugar como professora e interlocutora destes artistas para mais uma cena inaugural que é esse nosso movimento coletivo, cheio de afeto, de produção e circulação de obras, pensamentos e corpos pelo mundo, agora na minha terra, Minas Gerais. <br>Nivalda Assunção<br>Coordenadora do GEPPA</p> <p> </p>2024-11-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Programa de Pós-Graduação em Artes Visuaishttps://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/606Anales del IV Coloquio Latinoamericano sobre Urbanización y Patrimonialización (CLUP)2024-11-13T17:57:57+00:00Luana Nunes Martins de Limagid@bce.unb.brVitor João Ramos Alvesportaldelivros.bce@unb.brRafael Fabricio de Oliveiraportaldelivros.bce@unb.brEveraldo Batista da Costaportaldelivros.bce@unb.brIlia Alvarado-Sizzoportaldelivros.bce@unb.brRoberto Bustos Caraportaldelivros.bce@unb.br<p>Anais do IV Coloquio Latinoamericano sobre Urbanización y Patrimonialización (CLUP) realizado entre os dias 26 a 28 de setembro de 2024</p> <p>ISSN: 2966-4195</p>2024-11-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/607Solos: uma introdução2024-11-13T18:20:20+00:00Tairone Paiva Leãogid@bce.unb.br<p>Apesar de a ciência do solo e da pedologia serem áreas consolidadas na estrutura curricular de cursos de ciências agrárias nas universidades brasileiras, existem poucos materiais didáticos de nível introdutório que cubram desde uma introdução à geologia e à mineralogia até a classificação de solos, e que sejam adequados para alunos que nunca tiveram contato com o tema. Nesse sentido, o livro é pensado como um texto introdutório a ser utilizado em uma disciplina equivalente às de Solos I, Fundamentos de Ciência do Solo ou Introdução à Pedologia, ministradas em muitos cursos de nível superior no Brasil. A sequência didática segue aquela vista em cursos introdutórios, e são abordados os conteúdos de geologia e mineralogia necessários ao entendimento da composição e classificação dos materiais de origem do solo, intemperismo, formação do solo e a sua composição mineralógica, morfologia, química e física, e uma introdução à classificação de solos no sistema taxonômico vigente no Brasil. Por ser introdutório, este texto procura abordar os conhecimentos sem aprofundar demasiadamente nos aspectos teóricos de cada uma destas disciplinas. Os conteúdos de química e física do solo são abordados com uma ênfase voltada para a classificação do solo, mas podem servir como uma introdução a estas disciplinas para alunos que estão cursando os semestres iniciais dos cursos de ciências agrárias, geociências e engenharias.</p>2024-11-13T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Editora Universidade de Brasíliahttps://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/603Urbanismo y municipalismo en España: instituciones, profesionales, ideas - 1925-19672024-11-08T18:09:49+00:00Rodrigo de Fariagid@bce.unb.br<p>(...) Lo que se produjo en el ámbito del IEAL está relacionado con los debates que se dieron desde la creación del Estatuto Municipal en la década de 1920, a la vez que pasó a presentar una articulación iberoamericana a partir de 1955, cuando se inició una importante circulación de profesionales entre la Península Ibérica y América Latina para discutir sobre urbanismo y planeamiento urbano en el seno de uan amplia red municipalista de instituciones y profesionales cuya actuación se orientó a formular respuestas a los desafíos del desarrollo municipal. Al fin y al cabo, "planea, que algo queda". Ese algo es, sin duda, la contribución instigadora del debate urbanístico producida en el ámbito del pensamiento municipalista español desde la década de 1920 (...)</p> <p> </p> <p>-------------------------------------------------</p> <p>Apoio:</p> <p>Fundación Carolina</p> <p>FAPESP</p> <p>CAPES</p> <p>CNPq</p>2024-11-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/599Parasitologia didática: aprender é mais fácil com metodologias ativas2024-11-05T18:20:29+00:00Fabiana Brandão Alves Silvagid@bce.unb.brWalyson N. Queirozgid@unb.brSarah G. Andradegid@unb.brBeatriz M. Martinsgid@unb.brSara A. Ferreiragid@unb.brBeatriz Kono Carvalhogid@unb.brCarolina Castello Branco Rangel Helbourngid@unb.brAna Luisa Carvalho Oliveiragid@unb.br<p>A busca incessante por conhecimento e sua disseminação são poderosas ferramentas que podem democratizar o acesso ao saber científico e tornar o ensino superior mais acessível e menos complexo. É nesse sentido que o projeto "Parasitologia didática - aprender é mais fácil com metodologias ativas", criado por estudantes do curso de Farmácia da Faculdade de Ciências da Saúde, surge como uma iniciativa para combater a falta de informação sobre temas relevantes à saúde pública que, infelizmente, são negligenciados. O projeto selecionou as melhores e mais didáticas cartilhas sobre o tema Parasitologia Médica. O material foi criado a partir de Metodologias Ativas de Ensino, e as cartilhas tinham o objetivo de tornar o aprendizado lúdico e mais atrativo a diferentes públicos, desde crianças até acadêmicos e não acadêmicos. A linguagem empregada é acessível, contando com ilustrações incríveis e jogos interativos que permitem fixar o aprendizado. É importante destacar que o tema Parasitologia é mundialmente negligenciado, com dados escassos e que abordagens que buscam aplicar conceitos como letramento científico desenvolvem habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas, permitindo que leitores possam aplicar conceitos e princípios científicos em suas vidas cotidianas. Vale destacar, ainda, que doenças parasitárias são endêmicas no Brasil e possuem uma estreita relação com a pobreza e as condições sanitárias inadequadas (ciclo de pobreza e doença). Por isso, o projeto "Parasitologia didática" é uma iniciativa que contribui para a democratização do conhecimento científico e para a promoção da saúde pública.</p>2024-11-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 Editora Universidade de Brasília