https://livros.unb.br/index.php/portal/issue/feed Portal de Livros da UnB 2024-12-18T20:50:24+00:00 Portal de livros da UnB portaldelivros.bce@unb.br Open Monograph Press <p align="justify">O <strong>Portal de Livros da UnB</strong> é uma iniciativa da Biblioteca Central (BCE/UnB) que visa reunir em um único ambiente livros digiatis de acesso aberto produzidos no âmbito da Universidade de Brasília (UnB). O Portal utiliza o <em>Open Monograph Press</em> (OMP), um <em>software</em> desenvolvido pelo Public Project Knowledge (PKP) para apoiar a atividade de editoração de livros, sejam eletrônicos ou impressos, preferencialmente de acesso aberto, com foco em casa editoriais universitárias. </p> https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/612 Ex-líbris: pequeno artefato artístico 2024-12-18T20:50:24+00:00 Raphael Greenhalgh gid@bce.unb.br Eduardo Belga repositorio@unb.br Néria Lourenço gid@unb.br André Maximilien gid@unb.br <p>A exposição Ex-líbris: pequeno artefato artístico nasceu em um momento que os ex-líbris ganharam novo fôlego na cultura nacional. Por isso, esta foi uma ação criada como um dos resultados do projeto de extensão Ex-líbris e as técnicas de gravuras, realizado em parceria entre a Seção de Obras Raras da Biblioteca Central (BCE) da Universidade de Brasília (UnB) e o professor de Calcogravura do Instituto de Artes (IdA), Eduardo Belga. Projeto este, que buscou se juntar a outras iniciativas de promoção ao acesso, produção e ampliação do conhecimento sobre estes objetos. Os ex-líbris representam uma longa tradição de marcação de propriedade em livros. Eles são usados desde o século XV e na contemporaneidade correspondem a uma etiqueta geralmente de papel e frequentemente ornamentada, acompanhada da expressão latina ex libris (que em português significa “dos livros de”) e do nome do proprietário do livro. Neste sentido, os exlíbris também agregam a representação dos gostos pessoais, ou mesmo de parte da personalidade do seu possuidor, sendo um artefato carregado de memória e considerado por muitos como um pequeno objeto de arte. A coleção de ex-líbris da Seção de Obras Raras atualmente contém mais de 5 mil exemplares. O início deste acervo provavelmente se deu a partir das bibliotecas particulares adquiridas pela universidade entre as décadas de 1960 e 1980. Pois, observa-se nesta coleção de exlíbris 415 itens que pertenceram ao político e jurista Homero Pires, cuja biblioteca pessoal foi adquirida pela UnB em 1963. Na década de 1990 esta coleção foi organizada pela professora Stella Maris Bertinazzo (IDA) e alguns bolsistas. Neste período, além da organização da coleção, ela também promoveu exposições e realizou publicações sobre estes objetos, estimulando ainda que os seus alunos produzissem ex-líbris. No seu livro Ex libris: pequeno objeto de desejo há um capítulo inteiro dedicado à coleção da BCE. Em 2018, esta coleção se ampliou, pois cerca de 3.600 itens do artista e colecionador de ex-líbris Jorge de Oliveira também passou a integrar o acervo da BCE. Ao mesmo tempo que a Stella Maris, Jorge de Oliveira movimentou o cenário do ex-librismo nacional, participando e organizando exposições e criando mais de 300 ex-líbris em sua carreira. Inclusive os dois trocavam correspondências sobre o tema. O referido projeto de extensão Ex-líbris e as técnicas de gravuras buscou ampliar o entendimento sobre os ex-líbris ao longo do ano de 2024, a partir de aulas expositivas sobre sua história e características, e do estímulo à produção de novos exemplares. Confeccionaram os exlíbris expostos ao público os alunos da disciplina de Calcogravura e os participantes do projeto de extensão Gravura Antiutópica, que conta com um grupo de professores, alunos e ex-alunos que objetivam consolidar a produção, pesquisa e ensino de gravura no âmbito da UnB. O presente catálogo apresenta, portanto, os resultados destes esforços e parcerias, tentando manter o legado da Stella Maris e do Jorge de Oliveira, e a tradição da UnB no ex-librismo nacional. Neste sentido, a exposição Ex-líbris: pequeno artefato artístico disponibilizou ao público para visitação aberta 114 ex-líbris e 10 publicações sobre o tema, como catálogos de exposições e boletins de associações. Portanto, entre os dias 16 de setembro e 04 de outubro, os visitantes puderam apreciar não somente os 46 ex-líbris elaborados pelos alunos de graduação e também pelos membros do Gravura Antiutópica, como ainda exemplares do acervo da própria Seção de Obras Raras. É importante destacar que a possibilidade de acesso aos exemplares físicos expostos e aqui apresentados, não se encerra com o fim da exposição. Pois, todos eles são parte integrante da coleção de obras raras da BCE, que mantém um rico acervo aberto a pesquisadores do mundo inteiro.</p> <p>Raphael Diego Greenhalgh<br />Eduardo Lustosa Belga</p> <p> </p> <p><strong>Referência bibliográfica:</strong></p> <p>GREENHALGH, Raphael; BELGA, Eduardo; LOURENÇO, Neria; MAXIMILIEN, André (org.). <strong>Ex-líbris:</strong> pequeno artefato artístico. Brasília: Universidade de Brasília, Biblioteca Central, 2024. Ebook (67 p., il.).</p> 2024-12-18T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Universidade de Brasília. Biblioteca Central https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/609 Metodologias ativas no ensino de geografia 2024-12-09T17:26:52+00:00 Tatiana Rolim Soares Ribeiro gid@bce.unb.br Ruth Elias de Paula Laranja gid@unb.br Marciléia Oliveira Bispo gid@unb.br Rafael Rodrigues da Franca gid@unb.br Adão Francisco de Oliveira aaa@unb.br Carolina Machado Rocha Busch Pereira aaa@unb.br Carliane Alves da Silva aaa@unb.br Davi Leite dos Santos aaa@unb.br Gildásia Pereira da Costa Borges aaa@unb.br Juanice Pereira Santos Silva aaa@unb.br Lucas Barbosa e Souza aaa@unb.br Marcela Antonieta Souza da Silva aaa@unb.br Matheus Henrique Pereira da Silva aaa@unb.br Milena Tayamara Gomes de Sousa aaa@unb.br Nascimento Marques de Miranda aaa@unb.br Raedy Ferreira da Silva aaa@unb.br Roberto de Souza Santos aaa@unb.br Roselir de Oliveira Nascimento aaa@unb.br Sâmia Mariana Araújo da Silva aaa@unb.br <p>O livro reúne estudos que abordam reflexões, desafios e possibilidades para o ensino da Geografia por meio de práticas e metodologias participativas que estimulam a ação dos estudantes. As experiências obtidas pelos autores no ensino de Geografia Física com o emprego de metodologias ativas - como a rotação por estações, a elaboração de maquetes sobre os biomas brasileiros, além da utilização de obras musicais, artes plásticas e charges - são compartilhadas nesta obra com o intuito de estimular educadores a promover o interesse e a autonomia dos alunos dentro e fora da sala de aula.</p> <p> </p> <p>Referência bibliográfica: RIBEIRO, Tatiana Rolim Soares et al. (org.). <strong>Metodologias ativas no ensino da geografia.</strong> Brasília: Universidade de Brasília, Departamento de Geografia, 2024. E-book (295 p., il.).</p> 2024-12-17T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/611 Dor em recém-nascidos: dos mecanismos às repercussões em longo prazo 2024-12-09T20:12:00+00:00 José Alfredo Lacerda de Jesus gid@bce.unb.br Rosana Maria Tristão gid@unb.br Andrea Amaro Quesada gid@unb.br Áurea Nogueira de Melo gid@unb.br Catia Sousa Govêia gid@unb.br Dioclécio Campos Júnior gid@unb.br Diogo Moraes Lins de Carvalho gid@unb.br Elaine M Boyle gid@unb.br Elvidina Nabuco Adamsom-Macedo gid@unb.br Geraldo Magela Fernandes gid@unb.br Janaína André Peñaranda Barbosa gid@unb.br João da Costa Pimentel Filho gid@unb.br Karina Nascimento Costa gid@unb.br Kelly Cristina Santos de Carvalho Bonan gid@unb.br Larissa Govêia Moreira gid@unb.br Luís Cláudio de Araújo Ladeira gid@unb.br Márcia Gomes Penido Machado gid@unb.br Maria Beatriz Martins Linhares gid@unb.br Maria Cândida Ferrarez Bouzada Viana gid@unb.br Maria de Fátima Junqueira-Marinho gid@unb.br Maria Eduarda Ponte de Aguiar gid@unb.br Mariana Bueno gid@unb.br Mércia Maria Braga Rocha gid@unb.br Naiara Viudes Martins Nóbrega gid@unb.br Paulo Henrique Conti Júnior gid@unb.br Raquel Cristine de Paula Assis gid@unb.br Rita de Cássia Xavier Balda gid@unb.br Roberta Costa gid@unb.br Ruth Guinsburg gid@unb.br Sauro Emerick Salomoni gid@unb.br Vivian Mara Gonçalves de Oliveira Azevedo gid@unb.br Zeni Carvalho Lamy gid@unb.br José Aparecido da Silva gid@unb.br Rosemary Conceição dos Santos gid@unb.br <p>Este livro apresenta o estado da arte sobre a dor no feto e no recém-nascido prematuro e o de termo. Ele tem a meta de cooperar com a difícil tarefa de compreender o fenômeno do processamento da informação dolorosa em seres humanos numa faixa etária tão especial do desenvolvimento neurológico e busca ajudar os pequenos pacientes, seus pais e as equipes de saúde que os acompanham a passar pela experiência dolorosa com o menor impacto negativo possível.</p> <p> </p> <p><strong>Referência bibliográfica:</strong> </p> <p>JESUS, José Alfredo Lacerda de; TRISTÃO, Rosana Maria (org.). <strong>Dor em recém-nascidos:</strong> dos mecanismos às repercussões em longo prazo. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2024. Ebook (299 p., il.).</p> 2024-12-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Editora Universidade de Brasília https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/610 Obras raras da Biblioteca Central da Universidade de Brasília: séculos XVI e XVII 2024-12-09T18:53:20+00:00 André de Melo Araújo gid@bce.unb.br Néria Lourenço gid@unb.br Raphael Diego Greenhalgh gid@unb.br <p>A despeito da variedade tipológica do acervo de obras raras preservado na Biblioteca Central da Universidade de Brasília, o objetivo inicial deste Catálogo de Obras raras da Universidade de Brasília – Séculos XVI e XVII foi fazer o levantamento completo da coleção de impressos a partir de uma perspectiva cronológica, motivo pelo qual se registra apenas as obras datadas até o ano de 1700. Além de apresentar a descrição bibliográfica de 152 obras raras que integram o acervo da UnB, o catálogo ainda traz 25 breves artigos analíticos escritos por pesquisadoras e pesquisadores vinculados a diversas universidades brasileiras e europeias. Nesse sentido, a obra desperta três interesses editoriais mais evidentes, a saber: o interesse institucional de divulgação do patrimônio da universidade, o interessebibliográfico de registro das peças preservadas na instituição e o interesse acadêmico relacionado às análises apresentadas nos artigos que integram o catálogo. Informa-se ainda que o estudo, a descrição e o manuseio cautelosos das peças resultou em uma série de descobertas relevantes, dentre as quais destacam-se a identificação da peça impressa mais antiga pertencente ao acervo da UnB. A análise atenta da configuração material dos volumes também revelou a presença de fragmentos de obras impressas e manuscritos mais antigos reaproveitados para estruturar a encadernação de alguns exemplares, como registrado nas páginas do catálogo. Assim, a obra não apenas registra e descreve os títulos impressos nos séculos XVI e XVII que integram o acervo da UnB. Ela igualmente expõe asmarcas de produção, uso e proveniência por meio das quais é possível compreender a história dos artefatos impressos.</p> <p>Referência bibliográfica: ARAÚJO, André de Melo; LOURENÇO, Néria; GREENHALGH, Raphael Diego (org.). <strong>Obras raras da Biblioteca Central da Universidade de Brasília:</strong> séculos XVI e XVII. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2024. Ebook (241 p., il.).</p> 2024-12-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2021 Editora Universidade de Brasília https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/608 Planos utópicos: concretude e subjetividade da cidade 2024-11-13T19:05:01+00:00 Havane Melo gid@bce.unb.br Nivalda Assunção portaldelivros.bce@unb.br Adriana Araujo portaldelivros.bce@unb.br Ana Lúcia Canetti gid@unb.br Anésio Azevedo Costa Neto gid@unb.br Capra Maia gid@unb.br Karine de Lima repositorio@unb.br Léo Tavares gid@unb.br Paulo Vega Jr. gid@unb.br Priscilla Rampin gid@unb.br <p>O GEPPA/CNPq – Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas Artísticas, dedicado a abordagens práticas e teóricas em diversas linguagens artísticas, amplia o estudo da arte contemporânea, explorando o espaço em suas múltiplas dimensões, conectando-o ao corpo, natureza, cidade e linguagem. Composto por pesquisadores, professores da Universidade de Brasília (UnB); Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB); da Universidade Federal de Uberlândia (UFU); do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), bem como por discentes do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade de Brasília e bolsistas de Iniciação Científica. O grupo promove diálogos entre linguagens artísticas, consolidando-se por meio de atividades culturais, exposições, oficinas e publicações. Suas pesquisas se dividem em três linhas: cidade e natureza, linguagem e matéria, corpo e memória, explorando o conceito de espaço. O GEPPA busca amalgamar essas questões em uma investigação coletiva, construindo um pensamento fundamentado na partilha de linguagens e na construção de pensamentos analíticos sobre o fazer artístico.</p> <p>Planos utópicos, exposição realizada no Museu Universitário de Arte (MUnA) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), entre 25 de agosto a 22 de outubro de 2023, elege Brasília como lugar de encontro, celebração e problematização da materialidade e imaginário de uma urbe projetada e construída desde um desenho ideal. Brasília, um ponto de paragem de vidas e subjetividades de artistas/pesquisadores que escolheram a Universidade de Brasília (UnB) como morada, campo de estudo e experimentação artística para explorarem seus repertórios em conexão prolongada com o microcosmo acadêmico e com esse outro coletivo cheio de nuances, a cidade utópica. </p> <p>Como coordenadora do GEPPA e artista participante da exposição que conta com a curadoria de Capra Maia, convoco memórias e comunhões técnicas que vão do meu lugar como professora e interlocutora destes artistas para mais uma cena inaugural que é esse nosso movimento coletivo, cheio de afeto, de produção e circulação de obras, pensamentos e corpos pelo mundo, agora na minha terra, Minas Gerais. <br>Nivalda Assunção<br>Coordenadora do GEPPA</p> <p>&nbsp;</p> 2024-11-13T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais