
Dk DISTENS4O 
A ABERTUR4
AS ELEIÇÕES DE 1982



Como 1974 foi a eleição que mar­
cou o declínio da posição hegemôni­
ca da ARENA, a eleição de I982 
marcou a ascensão, ao poder, da 
oposição política ao regime militar 
(PMDB e PDT) a nível estadual com 
a eleição direta de dez governadores 
no Centro-Sul do país; Estados es­
tes responsáveis por cerca de 70% 
da população, PIB e arrecadação de 
tributos. De quebra, o PDS perdeu a 
sua maioria na Câmara dos Deputa­
dos, que todos os casuísmos eleito­
rais dos governos militares tentaram 
evitar por 18 anos.

Com oito anos de perspectiva 
histórica, após as eleições munici­
pais de 1988, temos um distancia­
mento suficiente para compreender 
melhor os resultados de 1982. Será 
que esta nova hegemonia do PMDB, 
finalmente alcançada a partir de 
I985, terá uma duração tão curta 
(pouco mais de 4 anos), enquanto a 
da ARENA/PDS levou uns 15 para



DA DISTENSÃO À ABERTURA: AS ELEIÇÕES DE 1982



FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Cristovam Buarque - Reitor
João Cláudio Todorov - Vice-reitor

EDITORA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Conselho Editorial

José Caruso Moresco Danni - Presidente
José Walter Bautista Vidal
Luiz Fernando Gouvêa Labouriau
Murilo Bastos da Cunha
Odilon Ribeiro Coutinho
Paulo Espirito Santo Saraiva
Ruy Mauro Marini
Timothy Martin Mulholland
Vladimir Carvalho
Wilson Ferreira Hargreaves



Dk DISTENS4O 
A ABERTUR4
AS ELEIÇÕES DE 1982

David Fleischer (org)

David Fleischer (org.)
Alexandre de S. C. Barros 
Eva Alterman Blay
Eli Diniz
Fernando Henrique Cardoso 
Gláucio Ary Dillon Soares 
L. C. Bresser Pereira
Luiz Navarro de Britto (in memoriam) 
Murilo César Ramos
Paulo Roberto da Costa Kramer 
Venicio Artur de Lima

EDITORA

UnB
1988



Este livro ou parte dele não pode 
ser reproduzido por qualquer meio sem autorização 

escrita do Editor

Impresso no Brasil

Editora Universidade de Brasília
Campus Universitário - Asa Norte
70910 - Brasília, Distrito Federal

Copyright ® 1988 by
Alexandre de S. C. Barros et al.

Direitos exclusivos para esta edição: 
Editora Universidade de Brasília

Equipe Editorial

Editor:

Antonio Carlos Ayres Maranhão

Preparação de original: 
Wilma Gonçalves Rosas Saltarelli

Revisão de texto:
Fatima Rejane de Meneses 

Wilma Gonçalves Rosas Saltarelli

Supervisão gráfica:
Antônio Batista Filho

Arte-final:
Valperino Andrade

Capa:
Luiz Eduardo Rezende

ISBN
85-230-0263-4

Ficha Catalográfica 
elaborada pela Biblioteca Central da Universidade de Brasilia

Da Distensão à Abertura: As Eleições de 1982. /
D614d Alexandre Barros... [et al.]; David Fleischer, org. 

- Brasília: Editora Universidade de Brasília, 
1988.
252 p.

324(81)
Barros, Alexandre, colab.
Fleischer, David, org.



SUMÁRIO

SOBRE OS AUTORES............................................................................................ 07

APRESENTAÇÃO.................................................................................................... 11

O CONTEXTO

1 - Os Limites da “Abertura” e a Sociedade Civil............................................ 17
Luiz Carlos Bresser Pereira

2 - Dependência e Democracia........................................................................ 37
Fernando Henrique Cardoso

3 - As Desventuras da Engenharia Política:
Sistema Eleitoral versus Sistema Partidário.............................................. 61
David Fleischer

SISTEMA PARTIDÁRIO

4 - A Política Brasileira: Novos Partidos e Velhos Conflitos.......................... 91
Gláucio Ary Dillon Soares

5-0 Novo Pluripartidarismo: Perfil Socioeconômico da
Câmara dos Deputados (1979 versus 1983)............................................ 119
David Fleischer

PARTICIPAÇÃO DE GRUPOS

6 - Empresariado e Transição Política no Brasil: Problemas e Perspectivas 159
Eli Diniz

7 - A Participação das Mulheres na Redemocratização................................. 185
Eva Alterman Blay

8 - Os Militares e a “Abertura" no Brasil...........................................................207
Alexandre de S. C. Barros e Paulo Roberto da Costa Kramer

9 - A Televisão no Brasil: Desinformação e Democracia................................. 215
Venício Artur de Lima e Murilo César Ramos

CONSEQÜÊNCIAS

10 - As Eleições de 1982 e as suas Conseqüências.........................................237
Luiz Navarro de Britto

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................249





SOBRE OS AUTORES

ALEXANDRE DE SOUZA COSTA BARROS - Natural do Rio de Janeiro, fez seu 
curso de graduação em Sociologia Política na PUC-Rio. Completou seu mestrado 
e doutorado em Ciência Política na University of Chicago. Foi docente na Univer­
sidade de Brasília, no IUPERJ e na ESG. Em 1986, voltou a Brasília como pes­
quisador associado senior junto ao Departamento de Ciência Política e Relações 
Internacionais da Universidade de Brasília.

DAVID VERGE FLEISCHER - Natural de Washington, DC, fez seu curso de gradua­
ção em Ciência Política em Antioch College, e o mestrado e doutorado na Uni­
versity of Florida. Foi professor visitante na UFMG e na University of Florida, e 
Senior Research Fellow na State University of New York at Albany. Professor 
adjunto de Ciência Política na Universidade de Brasília desde 1972, prestou as- 
sessoria à Primeira Secretaria do Senado Federal (1985-86). Entre as suas pu­
blicações, destacam-se: Brazil in Transition (1983); The Latin-American Military 
Institution (1985); Recrutamento Politico em Minas Gerais (1971); The Political 
and Economic Future of Brazil (1987); e Partidos Politicos no Brasil (1981).

ELI DINIZ - Natural do Rio de Janeiro, fez seu curso de graduação em Ciências So­
ciais na UFRJ, o mestrado no IUPERJ (1971) e o doutorado na USP (1978). 
Atualmente é professora adjunta no IUPERJ, e já foi docente na PUC-RJ e no 
Conjunto Cândido Mendes. Suas publicações incluem: Empresário, Estado e Ca­
pitalismo no Brasil, 1930/1945 (1978); Voto e Máquina Política (1982); e Políticas 
Públicas para Áreas Urbanas (1982).

EVA ALTERMAN BLAY - Natural de São Paulo, fez seu curso de graduação em 
Ciências Sociais na USP, onde é livre-docente. É presidente do Conselho Esta­
dual do Conselho da Condição Feminina, e em 1986 foi candidata ao Senado pelo 
PMDB em São Paulo. Já publicou vários trabalhos, inclusive: Trabalho Domesti­
cado, a Mulher na Indústria Paulista (1978); As Prefeitas (1979); A Luta pelo Es­
paço (1979); Mulher, Escola e Profissão (1981); e Vilas Operárias (1985).

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO - Natural do Rio de Janeiro, fez seus cursos 
de graduação e livre-docência na USP, onde foi professor de Sociologia até 
1968. Fundador do Cebrap, foi professor visitante no Chile, França, Inglaterra e 
Estados Unidos. Foi presidente da Associação Internacional de Sociologia (1982- 
86). Em 1983 foi efetivado como senador (PMDB-SP), e reeleito em 1986. No 
Congresso foi líder do governo e líder do PMDB no Senado. Suas publicações de 
maior relevo: Capitalismo e Escravidão; Empresário Industrial e Desenvolvimento



Econômico no Brasil; Mudanças Sociais na América Latina; Dependência e De­
senvolvimento na América Latina; Política e Desenvolvimento nas Sociedades 
Dependentes; Autoritarismo e Democratização; Modelo Político Brasileiro; e As 
Idéias no seu Lugar.

GLÁUCIO ARY DILLON SOARES - Natural do Rio de Janeiro, fez seu curso de gra­
duação em Direito na PUC-Rio, e seu doutorado em Sociologia na Washington 
University em St. Louis. Foi docente na Flasco-Chile, Universidade de Brasília, 
ESSEX, UCLA E IUPERJ. Desde 1974 é professor titular na University of Flori­
da. Suas numerosas publicações incluem: Sociedade e Política no Brasil (1973); 
A Questão Agrária na América Latina (1982); e Colégio Eleitoral, Convenções 
Partidárias e Eleições Diretas (1984).

LUIZ CARLOS BRESSER PEREIRA - Natural de São Paulo, fez seu mestrado em 
Administração na Michigan State University, e doutorado em Economia na USP. 
É professor titular de Economia na Fundação Getúlio Vargas (SP), e colaborador 
permanente da Folha de S. Paulo. Foi presidente do Banespa (1983-85); e se­
cretário de governo (1985-87) e de Ciência e Tecnologia (1987) do Estado de 
São Paulo. Em 1987, assumiu o Ministério da Fazenda. Suas publicações mais 
importantes incluem: As Revoluções Utópicas (1969); Desenvolvimento e Crise 
no Brasil (1968, 2- Edição, 1984); Estado e Subdesenvolvimento Industrializado 
(1977); O Colapso de uma Aliança de Classes (1978); e A Sociedade Estatal e a 
Tecnoburocracia (1981).

LUIZ NAVARRO DE BRUTO - Natural de São Félix, Bahia, fez seu curso de gra­
duação em Direito na UFBA (1957), e o doutorado em Direito Constitucional e 
Ciência Política na Universidade de Paris (1961). Foi docente na UFBA, membro 
do CFE, chefe do Gabinete Civil da Presidência da República, secretário da Edu­
cação e Cultura no Estado da Bahia, e diretor técnico da OEA em Washington. 
Faleceu neste último posto em 1987. Entre as suas publicações destacam-se: O 
Parlamento no Mundo Moderno (1982); Teleducação: O Uso de Satélites (1981); 
Educação e Política (1975); O Veto Legislativo (1966); e Politique et Espace 
Régional (1973).

MURILO CÉSAR RAMOS - Natural de Lages, Santa Catarina, fez seu curso de gra­
duação em Jornalismo na UFPr (1972), e seu mestrado (1979) e doutorado 
(1981) na University of Missouri, Columbia (1981). Foi jornalista em Curitiba até a 
sua transferência para Brasília em 1974 onde atuou como assessor de imprensa. 
Professor adjunto no Departamento de Comunicação da Universidade de Brasília 
desde 1978, é pesquisador do CEC (Centro de Estudos de Comunicação e Cul­
tura). Suas publicações incluem: “Foreign Controls on U.S. Media” (1980); “Em 
Busca de uma Identidade” (1983); e artigos sobre poder e imprensa na Folha de 
S. Paulo (1983-84).



PAULO ROBERTO DA COSTA KRAMER - Fez seu curso de graduação em Ciên­
cias Sociais na PUC-Rio, e seu mestrado no IUPERJ. Foi pesquisador visitante 
no IRI-Rio, e docente na UFF e na Coppead-UFRJ. Em 1987, transferiu-se para 
Brasília onde é professor visitante no Departamento de Ciência Política e Rela­
ções Internacionais e assessor parlamentar na Seplan.

VENÍCIO ARTUR DE LIMA - Natural de Sabará, Minas Gerais, fez seu curso de 
graduação em Sociologia na UFMG, e seu mestrado e doutorado em Comunica­
ção no Institute of Communications Research da University of Illinois (Urbana). É 
professor adjunto no Departamento de Comunicação da Universidade de Brasilia, 
e vice-presidente do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CEC). Autor 
de vários artigos publicados em revistas especializadas, e do livro Comunicação 
e Cultura: As Idéias de Paulo Freire (1981).





PARTICIPAÇÃO DE GRUPOS





Capítulo 9

A TELEVISÃO NO BRASIL:
DESINFORMAÇÃO E DEMOCRACIA*

* Uma primeira versão deste trabalho foi escrita em fevereiro de 1984 para a revistaChasqui, publi­
cada no Equador. O artigo é parte de uma pesquisa em andamento sobre as relações entre o Esta­
do e a Televisão no Brasil. Desta forma, algumas das colocações avançadas, aqui, são passíveis 
de alteração conforme o andamento do projeto.

Venício Artur de Uma e 
Murilo César Ramos

“Sinto-me feliz, todas as noites, quando ligo a televisão para 
assistir ao jornal. Enquanto as notícias dão conta de greves, 
agitações, atentados e conflitos em várias partes do mundo, o 
Brasil marcha em paz, rumo ao desenvolvimento. É como se eu 
tomasse um tranqüilizante após' um dia de trabalho.”

Presidente-general Emílio Garrastazu Médici, 
em 22 de março de 19731.

1 - Introdução

O notório distanciamento da televisão brasileira de fatos importantes para a vida 
do país, durante toda a década de setenta, é costumeiramente explicado como sendo 
consequência da rígida censura oficial imposta pelo regime autoritário fechado do pe­
ríodo.

De fato, a censura oficial - abrandada para os programas de entretenimento e 
só formalmente extinta para o jornalismo em 1980 - impediu que vários temas fossem 
tratados e inúmeras notícias divulgadas, principalmente pela televisão. O poder e a 
penetração ímpares fizeram com que a televisão se constituísse em veículo ideal 
não só para legitimar o regime autoritário, como também para se transformar em veí­
culo indispensável ao projeto de integração do mercado de consumo interno e de in­
ternacionalização da economia.

É nesse contexto que a ação dos governos pós-64 se torna fundamental à con­
solidação da indústria eletroeletrônica e à implantação de uma infra-estrutura de tele­
comunicações no país. E é ainda nesse contexto que se estabelece o virtual monopó­



216 Venício Artur de Lima e Murilo César Ramos

lio da Rede Globo de Televisão, fruto e expressão máximos do autoritarismo e exemplo 
de desinformação.

Vencido, todavia, o período do autoritarismo fechado e extinta a censura oficial 
ao jornalismo, permanece, algumas vezes de forma evidente, a desinformação delibe­
rada na televisão.

Essa nova fase de desinformação sem censura oficial é frequentemente inter­
pretada como sendo resultado da identidade de interesses entre o regime e a própria 
televisão, ou entre o regime e as classes dominantes, detentoras das concessões de 
exploração comercial dos canais de TV.

O argumento central desse ensaio é de que não se esgota na censura oficial 
nem na identidade de interesses entre o regime e as classes dominantes a explicação 
para o continuado papel desinformativo da televisão no Brasil. Primeiro porque esses 
interesses não são homogêneos, muitas vezes fragmentando-se em grupos e frações 
de poder; e, segundo, porque sendo ambíguos e contraditórios, só preservam suas 
lealdades, em última análise, aos princípios básicos do sistema capitalista.

Para desenvolver o argumento, retornamos ao período áureo do autoritarismo - 
o governo Médici, que se inicia no final da década de sessenta - e reconstruímos 
historicamente a consolidação do monopólio da Rede Globo de Televisão (que se dá 
paralelamente à sua crescente “ameaça” potencial ao próprio regime) para, finalmen­
te, apresentar três casos exemplares de desinformação deliberada - posteriores a 
1980 - e concluir com uma nova tentativa de explicação.

2 - Televisão e poder

Emílio Garrastazu Médici foi presidente do Brasil de 1969 a 1974, o terceiro de 
uma série de generais que governaram o país desde 19 de abril de 19642. Escolhido 
por uma junta militar que ocupara o poder para impedir a posse de um vice-presidente 
civil, na doença do presidente-general Artur da Costa e Silva, Médici assumiu o go­
verno munido de instrumento de exceção sem precedente na história política brasilei­
ra: o Ato Institucional n9 5. Esse Ato - em vigor até 1978 - concedia ao presidente da 
República poderes para cassar mandatos eletivos, confiscar bens, demitir oficiais, 
promulgar decretos-leis e decretar estado de sitio sem ouvir o Congresso Nacional. O 
país encontrava-se ainda sob o império de nova Constituição outorgada pela junta 
que, redefinindo o jogo dos Poderes, hipertrofiava o Executivo em detrimento do Le­
gislativo e do Judiciário. Além disso, vivia o Brasil o período mais conturbado de sua 
história recente, com a crescente insatisfação social, contida pela repressão aos mo­
vimentos sindical e estudantil em 1968, expressando-se agora através de várias 
ações de guerrilha urbana. Analistas políticos são unânimes em considerar o período 
Médici como o mais repressivo da história brasileira, superando até mesmo os som­
brios anos da ditadura Vargas, durante o Estado Novo, entre 1937 e 19453.

No plano econômico, foi durante o período Médici que o Brasil viveu a falsa eu­
foria do chamado “milagre brasileiro”. De 1967 a 1972, o país, de fato, registrou altas 
taxas de crescimento. O Produto Nacional Bruto cresceu à ordem de 10% ao ano e a 



Da Distensão à Abertura: as Eleições de 1982 217

inflação foi controlada em torno dos 15%4. A imprensa internacional chegou ao extre­
mo de comparar esse “crescimento” aos milagres japonês e alemão do pós-guerra, 
desconsiderando o fato cruel de que o “milagre” em nosso país era fruto de um mo­
delo politicamente autoritário e economicamente excludente que beneficiava apenas 
5% da população brasileira5.

Assim, graças à vigorosa repressão e a uma rígida censura à imprensa6, além 
de uma eficiente campanha de propaganda coordenada pela Assessoria Especial de 
Relações Públicas da Presidência da República7, não foi difícil para o governo criar 
um clima de euforia, silenciando a resistência popular ao regime. Em edição especial 
sobre “Os Anos 70”, a revista Veja, a de maior circulação no país, sintetizou desta 
forma o clima da época:

“Como uma sala de espelhos, o país que o general Emílio Médici, mais que 
governar, encarnou, era o reflexo de sua própria imagem, que a propaganda ofi­
cial projetava sobre um fundo escuro de censura. Ele mesmo pareceu acreditar 
sinceramente nessa miragem8.”

Nada simbolizou melhor esse clima de euforia do que o sentimento de orgulho 
nacional - vivido em todo o país e sabiamente manipulado pelo governo - decorrente 
da conquista pela seleção nacional do tricampeonato mundial de futebol no México, 
em junho de 1970®. Essa conquista marca também a primeira transmissão direta, via 
TV, para grande parte do território brasileiro, de um acontecimento internacional. A 
transmissão do campeonato mundial de futebol constitui, na verdade, o primeiro re­
sultado de um esforço deliberado do governo de implantar no país uma moderna infra- 
estrutura de telecomunicações, indispensável ao seu projeto de “integração nacio­
nal”10.

A televisão brasileira surgiu em 1950, com a inauguração, em São Paulo, da TV 
Tupi, estação pertencente ao grupo dos Diários e Emissoras Associados, empresa 
jornalística liderada por Assis Chateaubriand. O Brasil era o quinto país do mundo a 
ter televisão e o primeiro na América Latina11.

De 1950 até meados da década de sessenta, não conseguiu todavia o país su­
perar a marca de dois milhões de aparelhos receptores de televisão. A partir de 1968, 
com a implantação definitiva da indústria eletroeletrônica e em face do estabeleci­
mento do programa de crédito direto ao consumidor, as vendas aumentaram rapida­
mente, ao ponto de, no final daquele ano, já existirem no país cerca de quatro milhões 
de receptores12.

Uma faceta importante da televisão brasileira de então era o seu caráter exclu­
sivamente regional. Até 1967 só existiam no país três sistemas de microondas ligando 
o Rio de Janeiro a São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. Foi só depois de 1969, com a 
inauguração do primeiro Centro de TV da Embratel (Empresa Brasileira de Telecomu­
nicações), no Rio, possibilitando a interligação das emissoras de TV ao Sistema Na­
cional de Telecomunicações, que se tornaram viáveis as transmissões nacionais di­
retas de televisão. Em outras palavras, passavam a existir no país as precondições 
necessárias à criação de uma rede nacional de televisão.



218 Venfcio Artur de Lima e Murilo César Ramos

Deve-se ressaltar que tanto a implantação definitiva da indústria eletroeletrônica 
quanto a existência de um sistema nacional de telecomunicações não feriam sido 
possíveis sem a decisiva participação e apoio dos governos pós-196413.

As Emissoras Associadas (Tupi) tinham as condições potenciais para se 
transformarem na primeira rede nacional de televisão. No entanto, elas foram supera­
das por um outro grupo - as Organizações Roberto Marinho -, ligado ao jornal O 
Globo, do Rio de Janeiro, que viria a se tornar o mais poderoso da televisão brasileira.

Em 1965, 15 anos depois do início da TV no Brasil, entrou no ar a TV-Globo, 
Canal 4, do Rio de Janeiro. Essa emissora surgia na esteira de um rumoroso escân­
dalo, objeto de investigação, naquele mesmo ano, por uma Comissão Parlamentar de 
Inquérito (CPI) na Câmara dos Deputados, pois seu funcionamento somente se torna­
ra possível graças a um acordo de cooperação técnica e financeira com o grupo nor­
te-americano Time-Life, o que constituía um flagrante desrespeito à legislação brasilei­
ra14.

O acordo Globo-Time-Life fora concretizado em 1962, sendo portanto anterior 
ao golpe militar que depusera o presidente João Goulart. Após o golpe, não obstante 
os resultados da CPI, que comprovaram sobejamente o envolvimento ilegal do grupo 
brasileiro com seu congênere norte-americano, o governo brasileiro preferiu desco­
nhecer não só o relatório final da CPI como também o parecer do Conselho Nacional 
de Telecomunicações e, depois de um tortuoso processo legal, o segundo presidente 
militar, general Artur da Costa e Silva, encerrou o caso em setembro de 1968. Na lon­
ga tramitação do processo, estiveram envolvidos líderes empresariais, militares e tec- 
noburocratas, cujo comprometimento com o golpe de 64 demonstra inequivocamente 
a forte ligação entre as Organizações Globo e os segmentos da classe dominante 
que "conquistaram” o Estado brasileiro naquele ano15. Fica claro, a partir de então, o 
comprometimento recíproco entre o governo e a Globo.

Esse comprometimento, iniciado por ocasião do escândalo Time-Life, se solidi­
fica nos períodos Médici (1969-1974) e Ernesto Geisel (1974-1979), atingindo seu li­
mite máximo no governo do general João Figueiredo (1979-1985), quando a então já 
consolidada Rede Globo de Televisão transforma-se em um verdadeiro “ministério da 
informação”, tão poderoso a ponto de assustar o próprio regime.

3 - A consolidação de um monopólio

Ao ser encerrado o processo Globo-Time-Life, o grupo brasileiro já detinha con­
cessões de televisão nos três principais mercados do país: Rio de Janeiro (Canal 4), 
São Paulo (Canal 5) e Belo Horizonte (Canal 12). Nos quatro anos seguintes, a Globo 
se instalaria também em Brasília, a capital do país, e em Recife, a principal cidade do 
Nordeste brasileiro, além de ter, em 1972, mais três emissoras afiliadas. A partir daí a 
GJobo deslancha uma agressiva política de contratos de afiliação. Dessa forma, em 
1973 já eram seis as emissoras afiliadas, número que mais do que dobrou no ano se­
guinte, chegando a 13. Em 1982, o total de afiliadas passou a 36, isto é, 12 vezes o 
número de 10 anos atrás.



Da Distensão à Abertura: as Eleições de 1982 219

Chegou então a Globo, em 1982, com uma rede de televisão - a quarta maior 
do mundo - composta de seis emissoras geradoras, 36 afiliadas e mais cinco esta­
ções repetidoras, o que dá um total de 47 emissoras (ver Quadro abaixo), cobrindo 
3.505 dos 4.063 municípios brasileiros, o que significa 93% da população total do país 
e 99% dos 15.8 milhões de domicílios com TV existentes naquela data. Isto repre­
senta ainda 74 milhões de telespectadores potenciais16.

REDE GLOBO DE TELEVISÃO

Anos
1982

Emissoras
1965 1966 1968 1971 1972 1973 1974 1975 1976 1977 1980

Geradoras 1 2 3 4 5 5 5 5 5 5 6 6

Afiliadas - - - - 3 6 13 15 16 18 30 36

Repetidoras 5 5

Totais 1 2 3 4 8 11 18 20 21 23 41 47

Fontes: Mercado Global/Jomal do Brasil/Atlas de Cobertura da Rede Globo - 1982.

Considerando que, conforme dados de 1980, 75% dessa imensa audiência 
eram cativos da programação da própria Globo, evidencia-se a existência de um mo­
nopólio de fato da Rede Globo na televisão brasileira. Esse monopólio fica ainda mais 
evidente quando se sabe, por exemplo, que o Jornal Nacional - o mais importante dos 
noticiosos da Rede - é assistido diariamente por uma média superior a 60 milhões de 
pessoas, o que representa quase o triplo de telespectadores mobilizados por progra­
ma semelhante no Japão e mais de quatro vezes os que acompanham o noticiário 
noturno da BBC inglesa17.

Ao monopólio da audiência seguiu-se a óbvia concentração da verba publicitá­
ria, o que, numa economia de mercado, inviabiliza qualquer possibilidade de concor­
rência. Dados da Revista Propaganda, publicação especializada, em edição especial 
sobre os 15 anos da Rede Globo (1980), revelam que, para uma verba total de cerca 
de 500 milhões de dólares empregada na televisão brasileira, nada menos que 70%, 
ou seja, 350 milhões de dólares, foram para a Rede Globo18. Paralelamente, a fim de 
poder otimizar ao máximo esse gigantesco esquema comercial, a Globo implantou um 
avançado sistema computadorizado de comercialização, o Sistema de Apoio à Co­
mercialização (Siscom), já em operação nos principais mercados brasileiros, que per­
mite às agências e anunciantes, através de terminais próprios, saberem em questão 



220 Venfcio Artur de Lima e Murilo César Ramos

de segundos a disponibilidade de espaço publicitário da programação nacional da Re­
de. O Siscom fornece, além disso, a relação dos patrocinadores dos programas em 
qualquer data, as informações sobre o produto, pela marca ou nome do fabricante, e 
até mesmo o nome da agência19.

Nos dias de hoje, nada ilustra melhor o poder da Globo do que a expansão para 
novos setores da indústria cultural, avançando ainda para outros campos da atividade 
econômico-financeira, constituindo-se, portanto, num conglomerado típico do capita­
lismo monopolista o qual, inclusive, é o terceiro maior exportador de programas de te­
levisão do mundo, colocando-se atrás apenas dos Estados Unidos e da Inglaterra20.

Esse conglomerado é hoje constituído, além da Rede Globo de Televisão, pelo 
jomal O Globo, de maior tiragem no país, circulando desde 1925; pelo Sistema Globo 
de Rádio, com 17 emissoras AM e FM; por uma editora, a Rio-Gráfica; e mais o Sis­
tema Globo de Gravações Audiovisuais, que inclui a gravadora Som Livre; a Tel- 
com-lndústria Eletrônica; uma empresa de promoções de espetáculos, a Vasglo; uma 
empresa de promoção e galerias de arte; além da Fundação Roberto Marinho21, que, 
dentre outras atividades, hoje vem assumindo questionável papel de liderança no 
campo da teleducação, até então responsabilidade precípua de uma rede de emisso­
ras públicas22.

A constatação da existência real desse monopólio de uma empresa privada re­
mete à questão central de identificar quais as circunstâncias históricas que possibilita­
ram tamanha concentração de poder em uma só indústria cultural.

Não há dúvida de que a consolidação do monopólio da Rede Globo de Televi­
são se deu paralelamente à consolidação no Brasil de um modelo econômico exclu- 
dente que, apoiado num regime autoritário, teve na Globo um importante aliado e cúm­
plice. Do ponto de vista econômico, foi indispensável seu papel na integração de um 
país de dimensões continentais, via a integração do seu mercado consumidor23. Do 
ponto de vista político, a programação da Globo foi indispensável como veículo de 
uma mensagem nacional de “otimismo” desenvolvimentista, fundamental para a legi­
timação e sustentação do autoritarismo24.

Em janeiro de 1972, o então ministro das Comunicações, Higino Corsetti, às 
vésperas da implantação da televisão em cores no Brasil, explicitou claramente o que 
o regime esperava das emissoras de televisão:

“No caso brasileiro, a TV não é só o veículo em ação, com sua potência comu­
nicativa. Precisamos não esquecer que hoje, para nós, a TV é também um fator 
de desenvolvimento, um precioso instrumento de integração social e econômi- 

■ ca... É preciso conciliar os interesses das estações com o que deve ser feito 
em termos de interesse nacional e do telespectador... Minha preocupação com 
a qualidade da programação, portanto, ainda mais se justifica: os novos teles­
pectadores que estamos incorporando precisam ser bem informados e receber 
mensagens positivas25.”

Cerca de dois anos depois, em dezembro de 1973, a mesma autoridade admitia 
ter sido a Globo a única emissora de televisão que cumprira até então as exigências 
do Governo Federal, ou seja, “a transmissão eletrônica de recreação, informação e 



Da Distensão à Abertura: as Eleições de 1982 221

educação, nas mãos da iniciativa privada, alicerçada numa sólida estrutura de empre­
sa moderna”26.

A expressão máxima da programação “otimista” da Globo, que atendia às exi­
gências do regime - aliás, as mais convenientes para os seus próprios interesses de 
empresa monopolista - foi o chamado Padrão Globo de Qualidade, firmado com a 
chegada da televisão em cores em 1972 e predominante até hoje: a opulência visual, 
a sanitarização da imagem, a expulsão de fatos importantes para a vida do país das 
telas de televisão. Para a Globo dos anos setenta, espelho fiel do regime, não exis­
tiam conflitos sociais, repressão, pobreza.

Nada sintetiza melhor esse Brasil “global” do que o texto da mensagem de fim 
de ano da Rede, veiculada durante toda a década: “Hoje é um novo dia de um novo 
tempo que começou / Nesses nossos dias as alegrias serão de todos, é só querer / 
Todos os nossos sonhos serão verdade, o futuro já começou / Hoje a festa é sua, 
hoje a festa é nossa, é de quem quiser, de quem vier...27”

Anos mais tarde, aliás, um alto funcionário da Rede Globo, referindo-se ao pe­
ríodo Médici, admitiu que:

“Deu-se um belo casamento da Globo com a imagem de Brasil Grande. A 
Globo passou a ser representante dos ideais e sonhos do milagre, do ufanismo 
desenvolvimentista, do glamour, acima inclusive das próprias crises e dos pró­
prios altos e baixos do sistema nesses 15 anos. A Globo virou o baluarte da 
classe média, pairando acima da realidade e vendendo ao espectador um Brasil 
bonito, bem-sucedido, um Brasil de milagre. Foi afinidade, não foi um plano ma­
quiavélico de ninguém. A Globo é, sem dúvida alguma, o produto mais bem- 
acabado e mais bem-sucedido da ditadura. A Globo concretizou uma abstra­
ção: Ordem e Progresso28”.
Tamanho foi o sucesso desse “casamento” que a Rede Globo, ao fim da déca­

da de setenta, podia anunciar que “dos 10 programas mais assistidos no Rio e em 
São Paulo, 10 são da Globo. E isto se repete há 10 anos”29.

Esse monopólio virtual, porém, já em meados da década de setenta começava 
a preocupar até mesmo a figuras do próprio regime, conscientes do poder político que 
se concentrava nas mãos de uma única indústria cultural privada. Sem se referir es­
pecificamente à Rede Globo, o então ministro das Comunicações, comandante Eucli- 
des Quandt de Oliveira, afirmou:

“O acúmulo de poderosos veículos de comunicação de massa em mãos de um 
grupo com interesses comerciais ou ideológicos constitui um grande perigo, 
pois eles são o maior instrumento de apoio ou contestação: podem ficar fora do 
alcance de qualquer instituição controladora ou moderadora e se transformarem 
em hidras do dia de hoje... O monopólio, tanto de canais para um só grupo, co­
mo de audiência, é altamente prejudicial. É conveniente proporcionar ao público 
telespectador opções na área de televisão, considerando-se não só os valores 
nacionais e regionais, como também os originários de outras fontes30".

Tal preocupação com a monopolização da televisão assumiría contornos ainda 
mais definidos. Em março de 1979, subiu ao poder o presidente-general João Figuei- 



222 Venfcio Artur de Lima e Murilo César Ramos

redo, que incluiu a quebra do monopólio em suas diretrizes de governo. Nelas, podia- 
se ler que “a formação de redes nacionais será estimulada, especialmente, no campo 
da televisão, como meio de apoiar a meta de integração nacional e de assegurar a 
estabilidade econômico-financeira dos empreendimentos dentro de um regime compe­
titivo e equilibrado”31.

O crescimento desmesurado da Rede Globo levava, portanto, os próprios artífi­
ces do regime a se preocuparem com a questão do monopólio. Isto ficaria mais claro 
quando, cerca de um ano depois, em depoimento à Comissão de Comunicações da 
Câmara dos Deputados, o então ministro-chefe da hoje extinta Secretaria de Comuni­
cação Social da Presidência da República, Said Farhat, afirmava que “os serviços de 
televisão no país estão atualmente em estágio de um pré-monopólio, em face da con­
centração de audiência popular na programação da Rede Globo”32. Era a primeira vez 
que o regime, através de seu então mais credenciado porta-voz, admitia publicamente 
o poder e o domínio da Rede Globo de Televisão.

Como consequência dessa preocupação visível do governo Figueiredo com o 
virtual monopólio da Rede Globo, em 1980, numa decisão até certo ponto surpreen­
dente, foram declaradas peremptas as concessões de sete emissoras da Rede Tupi 
de Televisão33. Abertas licitações para novos concessionários, o espólio daquela re­
de pioneira foi dividido, no ano seguinte, entre dois grupos: o Grupo Silvio Santos, que 
fortaleceu o SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) e o Grupo Bloch, que hoje coman­
da a Rede Manchete34.

4 - Desinformação e democracia

A partir da edição do Ato Institucional n? 5 e durante a década de setenta existiu 
na televisão brasileira uma vigorosa censura oficial, cujos tentáculos se estendiam 
desde o conteúdo de programas de entretenimento - em particular das populares te­
lenovelas - aos programas jornalísticos, dos quais o alvo principal era o líder de au­
diência, o Jornal Nacional. Essa ação censória por parte do Executivo, no que se re­
fere ao jornalismo, vigorou até 1980, quando as emissoras de televisão deixaram de 
receber os rotineiros recados dos agentes da censura35.

Estudiosos da televisão costumam imputar à censura as principais distorções 
havidas no conteúdo da programação, em particular do jornalismo. Em sua edição es­
pecial alusiva aos “30 anos da Televisão no Brasil”, a revista Briefing acentuou que:

"... a programação apresentada pela Globo não alcançou, visivelmente, a per­
feição. Entre outras coisas, por interferência bastante grande de uma pesada 
censura do Governo Federal. Assuntos e temas vários foram pura e simples­
mente banidos da TV, sendo a Globo a mais visada por sua liderança de au­
diência; programas foram desfigurados ou impedidos de ir ao ar, causando, in­
clusive, pesados prejuízos financeiros e para a imagem da Rede; a análise jor­
nalística e um tratamento mais aprofundado de muitas notícias eram proibidos. 
Desde o final do governo Geisel e início do atual governo Figueiredo, no entan­
to, as coisas vêm sendo abrandadas36.”



Da Distensão à Abertura: as Eleições de 1982 223

No entanto, esse argumento de que a desinformação ocorrida na década de 
setenta foi fruto da ação da censura e de que “as coisas vêm sendo abrandadas” 
desde o final do governo Geisel não resiste à crítica quando transportamos a análise 
para dias mais recentes e constatamos que “a censura interna”, reconhecida pela 
emissora (que desde 1968 mantém, para esse fim em seu quadro de funcionários, um 
ex-chefe do Serviço de Censura Federal)37, "a autocensura” admitida por seus jorna­
listas e principalmente os “interesses empresariais” foram, e continuam sendo, mais 
fortes do que a própria censura oficial.

Com a política de distensão “lenta, segura e gradual” iniciada pelo general Er­
nesto Geisel em 1974 - que levou ao fim o Ato Institucional n2 5, em 1978, à anistia 
política em 1979, já no governo do generál João Figueiredo, e às primeiras eleições di­
retas para governadores desde 1965 - o país mergulhou num período de crescente 
efervescência política e mobilização popular. É neste contexto, em que se intensifica 
a luta pela democratização, que o papel da Globo como agente de desinformação fica 
ainda mais evidente, principalmente porque não podem mais seus condutores lançar 
mão da desculpa da censura oficial.

Neste trabalho, interessa-nos particularizar o telejornalismo como fonte de de­
sinformação deliberada, seja pela importância da televisão como principal fonte de no­
tícias da população, seja pela importância do próprio jornalismo na sociedade, seja 
mais especificamente pelas características do Jornal Nacional - o principal noticioso 
da Rede Globo - que é também um dos programas de maior audiência da televisão 
brasileira38.

Três casos são exemplares, por sua profunda significação social e política e 
pela grandeza de sua repercussão nacional e até mesmo internacional: a) o boicote 
da Globo ao candidato Leonel Brizola, figura proeminente nos anos anteriores ao gol­
pe de 64, anistiado e candidato, em 1982, ao governo do Estado do Rio de Janeiro; b) 
a cobertura dada pela emissora à primeira greve dos trabalhadores da indústria petro­
lífera na história brasileira, em junho de 1983; e c) a cobertura que vem sendo dada à 
campanha nacional pelas eleições diretas para presidente da República, em 1984.

4.1 - As eleições no Rio de Janeiro, em 1982

Leonel Brizola era, em 1964, o mais controvertido dos políticos contra quem se 
voltaram os militares. Exilado desde aquela época, Brizola voltou ao país com a anis­
tia de 1979. Em 1982, candidatou-se ao governo do Estado do Rio de Janeiro, o mais 
importante centro político brasileiro. A candidatura Brizola não agradava ao regime e 
muito menos à Rede Globo que tinha outras preferências, conforme revelou o ex-di­
retor da sua Divisão de Análise e Pesquisas, Homero Sánchez, em famosa entrevista 
publicada em maio de 198339.

Sánchez, que à época da entrevista já não pertencia mais à Globo, tendo dei­
xado a empresa em consequência da sua ação como conselheiro informal de Brizola 
durante as eleições, esmiuçou o papel que a Globo desempenhou na tentativa frus­
trada de se fraudar a eleição no Rio de Janeiro, para impedir a vitória de Brizola.



224 Venício Artur de Lima e Murilo César Ramos

Conforme a versão de Sánchez, Roberto Irineu Marinho, filho de Roberto Mari­
nho e um dos quatro homens-fortes das Organizações, havia assumido compromissos 
com o partido governista, cujo candidato era Wellington Moreira Franco. Ao assumir 
tais compromissos, parece hoje muito provável que Roberto Irineu Marinho tenha se 
associado implicitamente ao esquema fraudulento montado para impedir a eleição de 
Brizola. Esse esquema consistia em se iniciar as apurações pelo interior, onde era 
majoritário o partido do governo, criando a ilusão de uma iminente derrota do político 
anistiado. Era parte central desse esquema a firma encarregada de computar os vo­
tos - a Proconsult -, cujo principal programador era um oficial da reserva do Exército. 
A Proconsult tinha desenvolvido um programa capaz de subtrair votos de Brizola e 
adicionar votos para Moreira Franco. Ao divulgar apenas os resultados da apuração 
oficial, a Rede Globo, líder de audiência, seria vital para o sucesso da fraude, pois 
emprestaria credibilidade aos falsos resultados que iriam aos poucos sendo fabrica­
dos. Ocorre que o jornal concorrente de O Globo, o Jornal do Brasil, representando 
interesses em conflito com o sistema Globo, juntamente com sua prestigiada emisso­
ra de rádio, desenvolveram um serviço próprio de apuração, a partir dos boletins emi­
tidos pelo Tribunal Regional Eleitoral. Com isso, apresentavam resultados parciais 
totalmente diversos dos veiculados pela Globo. Já alertado para a fraude, Leonel Bri­
zola autorizou seu partido a desenvolver trabalho paralelo de apuração, utilizando-se 
de um computador próprio. Essas providências contribuíram para a descoberta da 
trama, denunciada depois por vários outros órgãos de imprensa40.

Ao mesmo tempo, constatada a possibilidade de fraude nas eleições para go­
vernador de um grande Estado brasileiro, criava-se um clima de perplexidade junto à 
opinião pública, pois o candidato Leonel Brizola havia sido votado maciçamente na 
capital, ao contrário do que a Rede Globo mostrava41.

Embora a entrevista citada de Homero Sánchez seja muito rica em detalhes 
sobre o envolvimento da Globo na tentativa de fraude, vale destacar o seguinte tre­
cho:

“O Brizola perguntou o que eu achava. Eu disse: ‘Está parecendo fraude’. (Per­
gunta do Brizola:) ‘O que tu achas que devo fazer'? (Resposta:) ‘Bota a boca no 
mundo. Essa é a atitude que eu tomaria se fosse você, como candidato. Bota a 
boca no mundo.' Brizola inclusive me perguntou se devia ir à TV Globo. Nesse 
momento eu disse para ele: ‘Não te convém ir à TV Globo, porque lá, neste 
momento, toda a questão da apuração está sob as ordens de Roberto Irineu. E 
ele acredita que pode eleger à força o Moreira Franco. Eu não te aconselharia a 
fazer isso. Então, ele foi nesta noite de quarta-feira à TV Bandeirantes.’” (Ênfa­
se nossa.)

Vê-se, então, pelas denúncias, que durante as eleições para governador, em 
1982, a Rede Globo foi muito além da autocensura e da própria desinformação, ao se 
engajar, segundo o seu próprio ex-diretor, em um processo criminoso de fraude à 
vontade popular livremente manifesta nas urnas.



Da Distensão à Abertura: as Eleições de 1982 225

4.2 - As greves de Paulínia e do ABC, em 1983

Em julho de 1983, pela primeira vez na história do sindicalismo brasileiro, operá­
rios de um setor de atividade considerada de segurança nacional entraram em greve. 
Os trabalhadores da Refinaria de Paulínia, no Estado de São Paulo, paralisaram suas 
atividades reivindicando o fim da rotatividade e garantia de estabilidade no emprego. 
Os petroleiros de Paulínia foram acompanhados nesta greve por operários de outras 
refinarias da Petrobrás, a maior empresa brasileira que detém o monopólio estatal da 
exploração e refino do petróleo. Em seguida à greve dos petroleiros, metalúrgicos da 
região industrial do ABC (as cidades de Santo André, São Bernardo e São Caetano, 
nas proximidades da Grande São Paulo) entraram também em greve em solidarieda­
de aos trabalhadores da Petrobrás42.

Ao ser deflagrada a greve de Paulínia, as principais emissoras de rádio e televi­
são de São Paulo deram ampla cobertura àquele inusitado evento político, econômico 
e social. Isto levou o Departamento Nacional de Telecomunicações (Dentei), órgão 
subordinado ao Ministério das Comunicações, a lacrar, arbitrariamente, no dia 8 de 
julho, os transmissores da Rádio Bandeirantes de São Paulo. Essa ação intimidatória 
do governo afugentou as outras emissoras de rádio e televisão - menos poderosas 
do que a Globo - da cobertura da greve. A Rede Globo, todavia, prosseguiu na sua 
tarefa jornalística.

Ocorre que, pressionados indiretamente pela ação do Dentei, mas sem que ti­
vessem recebido qualquer determinação dos altos escalões da sua emissora, os jor­
nalistas da Globo - num comportamento, aliás, típico dos meios de comunicação de 
massa como aparelhos reprodutores do status quo - imprimiram um tom à cobertura 
que sempre minimizava a ação dos grevistas, enquanto dava destaque às oposições 
patronais e governamentais.

Isto foi admitido explicitamente por um dos jornalistas da emissora mais envol­
vido na cobertura, que afirmou:

“Quando sinto que a Globo é a única a dar as informações, procuro encaixar a 
cobertura nos padrões que conheço da empresa. Sei que se eu fizer uma maté­
ria que vai incomodar, acabarei não cobrindo coisa alguma. Afinal, em jornalis­
mo o importante é primeiro dizer a verdade e, em segundo lugar, permitir que a 
matéria continue saindo43.”
Não obstante a “racionalização" feita pelo jornalista, para justificar seu com­

portamento na cobertura, o fato é que o acatamento puro e simples dos “padrões” que 
ele conhece da sua empresa resulta em séria distorção da informação.

Neste caso, a desinformação foi fruto da autocensura, reconhecida expressa­
mente, à época, por um dos editores do Jornal Nacional em São Paulo, que não hesi­
tou em admitir que “aqui na Globo bandido não fala”, referindo-se à preferência da 
emissora por fontes oficiais. Durante as greves de Paulínia e do ABC ficou patente 
que o trabalhador continua sendo o grande “bandido” da Globo.

Nesse particular, vale a pena registrar a cobertura reservada pela emissora à 
Greve Geral convocada pelos principais sindicatos brasileiros para o dia 21 de julho 
de 1983. Ela foi totalmente banida do Jornal Nacional, por determinação não de qual­



226 Venício Artur de Lima e Murilo César Ramos

quer órgão censório oficial, mas da própria direção da empresa, conforme testemunho 
de seus profissionais de São Paulo.

4.3 - A Campanha nacional pelas eleições diretas para presidente
da República, em 1984

A Emenda Constitucional n9 22, em vigor desde 29 de junho de 1982, prevê a 
eleição do próximo presidente da República, em 1985, por um Colégio Eleitoral com­
posto por senadores, deputados federais e delegados das Assembléias Legislativas 
estaduais. A maior parte desse Colégio Eleitoral foi escolhida durante as eleições ge­
rais de 15 de novembro de 1982. Todavia, a Emenda Constitucional n9 22, aprovada 
ao final da legislatura passada, tinha como objetivo claro o controle do processo su­
cessório pelos atuais detentores do poder no Brasil. Assim, a legitimidade do Colégio 
Eleitoral vem sendo questionada pelos partidos de oposição, principalmente devido à 
desproporção flagrante entre os membros votantes no Colégio e o número real de 
eleitores por Estado da Federação brasileira44.

Tendo em vista a profunda crise econômica, social e política que o país ora 
atravessa, mais o reiterado insucesso do atual governo na implantação de medidas 
capazes de equacionar satisfatoriamente a grave situação, tornou-se prioritária a so­
lução da crise política. Na atual conjuntura, isto significa devolver ao eleitor o poder de 
escolher diretamente seu presidente que, eleito dessa forma, teria o indispensável 
apoio e respaldo populares para encontrar soluções para a crise.

Foi a partir dessa realidade política que os partidos de oposição se uniram numa 
bem-sucedida campanha de mobilização popular que visava basicamente pressionar 
o Congresso Nacional a aprovar, em 25 de abril, uma proposta de Emenda Constitu­
cional do deputado Dante de Oliveira que restabelecia a eleição direta para presidente 
da República já a partir de 1985. Iniciou-se uma série de concentrações populares 
que, com o correr do tempo, assumiram uma proporção tal a ponto de terem transfor­
mado a eleição direta num grande consenso nacional.

Desde o início, a campanha pela eleição direta foi vista pelo governo como uma 
ameaça real à sua continuidade no poder. Ainda em dezembro de 1983, em seu dis­
curso de fim de ano, o general João Figueiredo advertia a nação de que “além de ine­
ficaz (...) a campanha pela eleição direta reveste, agora, caráter meramente perturba­
dor”45.

Mas foi a partir do lançamento efetivo da campanha pelas oposições, com um 
comício na cidade de Curitiba (12/1/1984), capital do Estado do Paraná, no sul do 
país, que o governo pressentiu a possibilidade de perder o controle do processo políti­
co, vendo-se na prováyel contingência de restabelecer a eleição direta e quase que 
certamente ter que dar posse a um presidente da República vindo das hostes da opo­
sição brasileira. Isto poderia significar também o fim do ciclo autoritário instalado pelo 
Movimento de 19 de abril de 1964.

Do ponto de vista- da televisão brasileira, o fato central foi a total ausência de 
cobertura, por parte da Rede Globo, de qualquer informação relacionada com a cam­
panha pela eleição direta até duas semanas antes da votação da Emenda Dante de



228 Venfcio Artur de Lima e Murilo César Ramos

5 - Conclusão

“A televisão é um veículo solidário com o sistema domi­
nante54.”

Armando Nogueira, diretor da Central 
Globo de Jornalismo.

Enquanto perdurou o regime de exceção do AI-5, havia uma dupla identificação 
da Globo com o regime: em primeiro lugar, a Rede Globo representava o modelo de 
empresa capitalista moderna e eficiente que mais se ajustava à política oficial de de­
senvolvimento excludente, concentrador e transnacionalizado; em segundo lugar, não 
só no jornalismo, mas no conjunto de sua programação, a Rede Globo foi instrumental 
para a criação do clima de euforia e de uma visão deformada da vida do país que legi­
timava a própria estrutura socioeconômica em que se inseria. Isto é, foi instrumental 
sendo desinformativa. Dessa forma, ao servir ao regime, desinformando, a Rede Glo­
bo servia a si própria, trabalhando para consolidar o seu monopólio e o conglomerado 
de empresas a que pertence.

Havia, é claro, neste período, a desculpa da censura. Mas os nossos casos 
exemplares, posteriores ao fim da censura, demonstram que a identidade da Globo 
com o regime, pelo menos no que diz respeito ao jornalismo, ultrapassa a própria 
ação da censura governamental. Não seria difícil, portanto, explicar o comportamento 
desinformativo da Rede Globo de Televisão a partir da sua identificação mais ampla 
com o regime. Tanto Leonel Brizola, quanto o trabalhador em greve e, principalmente, 
a campanha pela eleição direta, representam, cada caso ao seu modo, uma ameaça 
real à sobrevivência do regime instalado à força no país com o Movimento de 1964. 
Aliada fiel do regime, a Globo desinformou para fazê-lo sobreviver e, assim, sobrevi­
ver também.

Por outro lado, não podemos deixar de lembrar que o crescimento desmesura- 
do da Rede Globo de Televisão, durante a década de setenta, conseguiu transfor- 
má-la numa instituição tão poderosa que assustava ao próprio regime. Não foi sem 
motivo que o ministro das Comunicações manifestou, em 1975, seu temor ao mono­
pólio da televisão que, segundo ele, constituía um “grande perigo”, na medida em que 
era “instrumento de apoio ou contestação”, podendo “ficar fora do alcance de qual­
quer instituição controladora ou moderadora e se transformar em hidra dos dias de 
hoje”. Essa preocupação do ministro torna transparente a contradição em que o regi­
me se envolveu: alimentou o monstro que podería eventualmente desafiá-lo.

Mas, se aparece aí uma contradição do regime em relação à Globo, seria pos­
sível identificar a situação inversa: contradições da Globo em relação ao regime?

No caso das eleições no Rio de Janeiro, em 1982, o comportamento desinfor­
mativo da Rede Globo se vinculava a um esquema mais amplo que tinha por objetivo 
a “eleição" para governador do candidato do partido do governo. Esse esquema mais 
amplo transformou-se num escândalo nacional e fracassou. Leonel Brizola venceu as 



Da Distensão à Abertura: as Eleições de 1982 227

Oliveira46. Essa omissão chegou ao ponto de a emissora ignorar completamente o 
comício de Curitiba em seu Jornal Nacional, um evento político sem precedentes na­
quela capital, que levou às ruas um total aproximado de 50 mil pessoas47.

Em seguida a Curitiba, o outro grande evento da campanha pelas diretas acon­
teceu na cidade de São Paulo, no dia 25 de janeiro. Naquele dia, feriado por ser o ani­
versário da cidade, mais de 300 mil pessoas acorreram à Praça da Sé para participar 
do comício. Impossibilitada de ignorar inteiramente o fato, pois a campanha a essa al­
tura já estava sendo coberta por emissoras concorrentes, a Rede Globo registrou o 
comício no Jornal Nacional, mas o fez de maneira distorcida, apresentando-o como se 
fosse apenas mais um evento em comemoração ao aniversário da cidade, minimizan­
do o ato político e maximizando a presença de consagrados artistas populares.

Enquanto a campanha da eleição direta se espalhava por todo o país, através 
de novos comícios e atos públicos, os partidos de oposição preparavam o terceiro 
grande evento, a ser realizado em Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais 
e terceira cidade em população do país. O comício foi realizado no dia 24 de fevereiro 
e levou às ruas centrais daquela capital número superior de pessoas ao verificado em 
São. Paulo. Mais uma vez a Rede Globo minimizou o evento no Jornal Nacional, apre­
sentando apenas rápidas imagens da multidão e de oradores, acompanhadas de um 
texto pouco expressivo.

Em outras palavras, a detentora do virtual monopólio da informação e do entre­
tenimento eletrônico no país, capaz de, como ela mesma afirma, “mobilizar o Brasil 
inteiro em um só dia (ou em 30 segundos)”48, insistiu em ignorar, até o limite de sua 
própria credibilidade pública, uma inequívoca manifestação popular pela democracia.

É importante destacar que nos três casos exemplares de desinformação suma­
riamente descritos acima as equipes de reportagem e até mesmo atores consagra­
dos da Rede Globo foram alvos de protestos populares.

No caso da eleição no Rio de Janeiro, em 1982, veículos da Rede Globo foram 
apedrejados por partidários do candidato Leonel Brizola e, em apenas um dia, os fun­
cionários da emissora receberam 3.800 telefonemas de pessoas queixando-se da 
manipulação na apuração dos votos49. No caso das greves de Paulínia e do ABC, 
conforme depoimento do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo, 
assembléias eram abertas com um alerta aos operários para que não virassem os 
veículos ou agredissem os repórteres da emissora, como reação ao “caráter tenden­
cioso” dos noticiários50. No caso dos comícios pela eleição direta, começou a haver 
forte reação contra a Globo por parte dos populares, a exemplo do ocorrido em Belo 
Horizonte, quando um conhecido ator de telenovelas da emissora foi estrepitosamente 
vaiado aos gritos de “abaixo a Globo”51.

Vale ressaltar ainda que nesses três casos não houve ação censória “direta” 
por parte do governo, cabendo à própria Globo a responsabilidade pela desinformação 
havida52. Nos três casos, por outro lado, houve forte reação popular contra a flagrante 
violação do direito de o público ser informado53.

Cabe então a pergunta: Como explicar esse comportamento jornalístico desin- 
formativo da Rede Globo de Televisão?



Da Distensão à Abertura: as Eleições de 1982 229

eleições para governador do Estado do Rio de Janeiro e, uma vez eleito, procurou o 
dono das Organizações Globo, negociando com ele uma forma de convivência que 
atendesse a interesses recíprocos, a qual, com altos e baixos, vem se sustentando 
desde então.

No caso das greves dos operários de Paulínia e do ABC, a desinformação atin­
giu um setor que, embora representativo do operariado brasileiro, não consegue ainda 
sensibilizar com suas causas a maioria da população. Isto tem razões históricas e 
estruturais. Dessa forma, as conseqüências do comportamento da Rede Globo per­
maneceram restritas àquele setor, não se constituindo, portanto, em ameaça maior ao 
seu monopólio.

Em relação à campanha nacional pelas eleições diretas, apesar da posição do 
regime continuar inflexível, a Rede Globo reverteu inteiramente sua posição inicial, 
passando a cobrir as manifestações públicas que ocorriam no país e abrindo ainda 
espaço para políticos na Oposição.

Como explicar esse comportamento aparentemente ambíguo e contraditório da 
Rede Globo?

Nossa conclusão fundamenta-se no argumento de que a flexibilidade da Rede 
Globo deve-se à consciente busca de opções que preservem sua posição de virtual 
monopólio. Vejamos:

Foi o próprio regime que, não obstante seu até então feliz “casamento” com a 
Globo, encarregou-se de criar as condições para a eventual quebra do monopólio da­
quela Rede, a partir da divisão do espólio da Tupi, em 1981. Ao posicionar-se contra 
causas populares, como a eleição de Brizola e a campanha nacional pelas eleições 
diretas, a Rede Globo entrou em via de colisão com o seu público telespectador, res­
ponsável pela sua total liderança de audiência. Além disso, entrou também em via de 
colisão com setores da classe dominante - líderes empresariais (leia-se “anuncian­
tes”), políticos dissidentes do partido oficial e importantes associações e entidades da 
sociedade civil - que já haviam se posicionado publicamente a favor do restabeleci­
mento das eleições diretas. Essa via de colisão, por seu turno, podería representar 
mais do que vaias para repórteres e atores de telenovelas; ela poderia representar 
perda de audiência, de credibilidade e, por conseguinte, perda de anunciantes e, fi­
nalmente, de lucros. Paralelamente a esse processo, uma das redes nascidas do 
desmembramento da Tupi, implantada em meados de 1983 è cuja principal geradora 
localiza-se no Rio de Janeiro, a TV Manchete, começa a firmar seu principal noticioso, 
em horário quase simultâneo ao Jornal Nacional,, cobrindo exatamente a campanha 
pelas eleições diretas.

É legítimo supor que, ao partir para a cobertura das eleições diretas, a Rede 
Manchete pressentiu o apelo público e, portanto, comercial que essa decisão tinha, 
sendo, portanto, vantajosa pelo que poderia trazer em termos de audiência, credibili­
dade, anunciantes e, por conseguinte, lucros. Premida por essa nova circunstância, a 
Globo aceita a concorrência e, depois de meses de silêncio total, inicia também a co­
bertura da campanha pelas diretas. O que vem, aliás, ao encontro da tese de seu di­
retor de jornalismo, Armando Nogueira, para quem “a televisão é um veículo solidário 
com o sistema dominante”.



230 Venício Artur de Lima e Murilo César Ramos

Na lógica da televisão, esse "sistema dominante” não se confunde necessa­
riamente com o regime e sua inflexível defesa das eleições indiretas, mas sim com 
a lógica do mercado e do capitalismo.

A se confirmar o argumento central desta conclusão, fica mais uma vez de­
monstrada que a organização e a mobilização populares, explorando as contradições 
do sistema capitalista, podem conduzir a avanços na luta pela democracia. É isso o 
que ocorre na televisão e no Brasil de hoje.

NOTAS

1 - Citado In: CARVALHO, Elisabeth etal. Anos 70/televisão. Rio de Janeiro, Europa, 1980, p. 31.

2 - Existe hoje uma vasta literatura sobre o Movimento de 1964. Vale destacar dois livros que docu­
mentam o envolvimento direto dos Estados Unidos no seu planejamento e execução. São eles: 
CORREA, Marcos Sá. 1964 - vhto e comentado pela Casa Branca. Porto Alegre, L&PM Edito­
res, 1977; e PARKER, Phillis J.. Brazil - the quiet intervention, 1964. Austin, University of Texas 
Press, 1979.

3 - Para uma análise histórica do processo politico brasileiro no período compreendido entre 1930 e
1964, consultar SKIDMORÉ, Thomas E. Politics in Brazil. Oxford, New York, 1967. Para o perio­
do Médici, ver a coletânea organizada por STEPAN, Alfred. Authoritarian Brazil. New Haven, 
Yale University Press, 1973.

4 - Para uma análise crítica das consequências do “milagre” brasileiro, que também remete a textos
pertinentes ao período específico, ver FURTADO, Celso. O Brasil pós-“milagre". Rio de Janeiro, 
Paz e Terra, 1981.

5 - The New York Times, 30.6.1972. Sec. 3, p. 15.

6 - Ver o bem documentado trabalho de MARCONI, Paolo. A censura poHtica na imprensa brasilei­
ra: 1968-1978. Rio de Janeiro, Global Editora, 1980.

7 - Sobre a propaganda oficial no período do autoritarismo brasileiro, ver GALLETTI, Maria Luíza
Mendonça. Propaganda e Legitimação do Poder/Brasil: 1970-1978 (tese de mestrado defendida 
no Departamento de Comunicação da Universidade de Brasília em 1981). Uma versão resumida 
apareceu em Chasqui (7), julh./set. 1983, sob o título La legitimación a través de Ia propaganda.

8 - Veja, Edição Especial: Os anos 70 (590):32, 26.12.1979.

9-0 clima de falsa euforia, contrastado com a violenta repressão da época, foi retratado por Ro­
berto Faria em seu filme Pra Frente Brasil. Tendo como contraponto os jogos do Brasil na Copa 
do Mundo de 1970, o filme narra a história de um homem comum da classe média que é se­
questrado, torturado e morto por um órgão de repressão clandestino como se fosse um terrorista. 
O trabalho esteve interditado pela Censura Federal durante nove meses, tendo sido finalmente 
liberado em fevereiro de 1983, depois que o seu realizador concordou em acrescentar um “pró­
logo” explicando aos espectadores que o filme mostra uma “página virada da História” e cons­
trói um “libelo contra a violência”. Ver entrevista de FARIAS, Roberto. Veja (754):3-6, 16 fev. 
1983.

10-0 projeto de “integração nacional” era parte essencial da doutrina de “segurança e desenvolvi­
mento" que orientava os governos do regime autoritário. As implicações dessa doutrina para as 
telecomunicações no Brasil e para a política de comunicação social pós-64 foram discutidas por 
MATTOS, Sérgio. The impact of brazilian military government on the development of TV in Brazil 
(tese de mestrado). Austin, University of Texas, agosto de 1980.



Da Distensão à Abertura: as Eleições de 1982 231

11 - Os dados relativos à história da televisão utilizados neste trabalho foram extraídos de RAOUL,
José Silveira. O desenvolvimento da televisão no Brasil. In: Suplemento do Centenário, O Esta­
do de S. Pauto,-4.10.1975.

12 - Em 1980, o Brasil já era o sexto país do mundo em número de televisores, superado apenas
pelos Estados Unidos, a Inglaterra, a Alemanha Federal, o Japão e a França. Cf. Jomal do Bra­
sil, Especial. Trinta anosde TV, quinze de monopólio, 27.4.1980. p. 1.

As estimativas para 1983 são para um total de 22 milhões de aparelhos. Cf. Presidência da 
República. Secretaria de Imprensa e Divulgação. Mercado brasileiro de comunicação, 2. ed., 
1983, p. 86.

13 - Sobre a implantação da indústria eletroeletrônica no Brasil, consultar FREDERICO, Maria Elvira
Bonavita. História da comunicação - rádio e TV no Brasil. Petrópolis, Vozes, 1982, cap. 4.

Para compreender a internacionalização dessa indústria, com referência específica ao caso 
brasileiro, ver MATTELART, Armand. Multinacionales y sistemas de comunicación. México, Si- 
glo Veintiuno, 1977, cap. 3.

Sobre a implantação do sistema nacional de telecomunicações, ver Sérgio Mattos, op. cit.

14 - Para uma bem documentada análise do escândalo Globo/Time-Life, ver HERZ, Daniel. A intro­
dução de novas tecnologias no Brasil: tentativas de implantação do Serviço de Cabodifusão - 
um estudo de caso (tese de mestrado defendida no Departamento de Comunicação da Universi­
dade de Brasília em 1983, cap. 3).

15 - Sobre a conquista do Estado brasileiro por empresários e técnoburocratas ver DREIFUSS, Re­
né Armand. 1964: A conquista do Estado - ação política, poder e golpe de classe. Petrópolis, 
Vozes, 1981.
Para a ligação das Organizações Globo com esses empresários e técnoburocratas, ver Daniel 
Herz, op. cit., cap. 3.

16 - Cf. Rede Globo. Atlas de Cobertura - 1982.

17 - Jomaldo Brasil, op. cit., p. 1.

18 - Propaganda, Os 15 anos da Globo, 25(285): 20, abr. 1980.

19 - Idem, ibidem: p. 22.

20 - Veja, Edição Especial: Os anos 70 (590): 123, 26 dez. 1979.

21 - A Fundação Roberto Marinho foi denunciada, em 3.4.1983, de estar disputando com a própria
rede de televisão educativa do Ministério da Educação o controle da teleducação no Brasil. A 
denúncia prendia-se ao fato de que a Fundação, através de convênio firmado com a Universi­
dade de Brasília, estava prestes a obter uma doação no valor de cinco milhões de dólares para 
instalação de um centro de produção de programas educativos; doação que viria do Banco Inte- 
ramericano de Desenvolvimento, o BID. O próprio jornal O Globo noticiou uma doação do BID,

• no valor de 2,6 milhões de dólares, no dia 13.4.1983. O assunto chegou a ter grande repercus­
são na imprensa mas, repentinamente, foi abandonado, sem que para isso houvesse qualquer 
explicação. Cf. Jornal do Brasil, 3.4.1983, p. 22 e O Globo, 15.4.1983.

22 - Sobre as empresas que compõem o conglomerado das Organizações Globo, conferir Propa­
ganda, op. cit., e CARVALHO, Elisabeth et at, op. cit, p. 13.

23 - Cf. CAPARELLI, Sérgio. Televisão e capitalismo no Brasil. Porto Alegre, L&PM, 1982.

24 - Cf. CARVALHO, Elisabeth etal., op. cit., passim.

25 - Veja (175): 49-50, 12 jan. 1972.

26 - Citado In: CARVALHO, Elisabeth et at, op. cit., p. 13.

27 - Citado in: idem, ibidem, p. 11.

28 - Citado in: idem, ibidem, p. 99-100.



232 Venfcio Artur de Lima e Murilo César Ramos

29 - Propaganda, op. cit, p. 36.

30 - Ministro OLIVEIRA, Euclides Quandt de. A televisão no Brasil. Brasília, Ministério das Comuni­
cações, Coordenação de Comunicação Social, 1975.

31-0 Globo. Figueiredo: radiodifusão é privada e de brasileiros, 19 caderno, 28.3.70, p. 10.

32 - Correio Braziliense. Farhat confirma monopólio na TV, 15.10.1980.

33 - No dia em que as emissoras da Rede Tupi foram declaradas peremptas, o Palácio do Planalto
divulgou uma Nota Oficial sobre o assunto. Cf. O Estado de S. Paulo, 17.7.1980, p. 4.

34 - Cf. Isto É. Agora é com o Ibope (223): 56-62, 1.4.1981.

35 - É necessário que se esclareça que existem pelo menos dois tipos de censura oficial: a chamada
censura de costumes e a censura política. A primeira, regulamentada em leis; a segunda é, em 
geral, arbitrária. Neste trabalho nos referimos especialmente à censura política, pois tratamos de 
desinformação jornalística, isto é, aquela exercida deliberadamente sobre matérias específicas 
de informação em programas noticiosos.

Os autores não ignoram a existência de desinformação na programação de entretenimento, 
em geral alienada e consumista, e nem ignoram as características especiais dos informativos de 
TV, seletivos tanto do ponto de vista ideológico quanto do jornalismo propriamente dito.

36 - Briefing. Videologia - Os 30 anos de televisão no Brasil. 3(25):43, set. 1980.

37 - Cf. CARVALHO, Elisabeth, op. cit, p. 28.

38 - Propaganda, op. cit, p. 36-42.

39 - Playboy. Entrevista, maio de 1983.

40 - Cf. Veja. O computador inimigo - Como a programação feita pela Proconsult sumia só com os
votos dados a Brizola. (743):39,19dez. 1982.

41 - Cf. Veja. No show das eleições, um pesadelo - Na cobertura da Globo, muita confusão e pouca
notícia. (742): 92-93, 24 nov. 1982.

42 - Esta seção se baseia no trabalho de RAMOS, Murilo César. O Trabalhador na TV - Bandidos e
mocinhos. Critica da informação (4):33-37, out./nov. 1983.

43 - Citado in: idem, ibidem, p. 35.

44 - Para uma interessante análise sobre a ilegitimidade do Colégio Eleitoral, ver SOARES, Gláucio
A. D. O Colégio Eleitoral e a placenta política. Folha de S. Paulo, Tendências/Debates. 
26.2.1984, p. 3.

45 - Cf. O Estado de S. Paulo, 30.12.1983, p. 4.

46 - Sobre a cobertura das emissoras de televisão à campanha das eleições diretas, em especial so­
bre a “virada” da Rede Globo, ver Diretas no Vídeo. Veja (815): 93-94, 18.4.1984.

47 - As informações sobre os diferentes comícios pró-eleições diretas foram retiradas da Folha de S.
Paulo, edições dos dias imediatamente antes e depois dos eventos. Para uma análise da co­
bertura da imprensa, especificamente do comício de Curitiba, ver RAMOS, Murilo César. Espe­
lho, espelho meu. FolhadeS. Pauto, 13.1.1984, p. 3.

48 - Anúncio da Rede Globo publicado no Mercado Global, 10(56):6-7, set./out. 1983.

49 - Cf. Veja (752): 92, 24.11.1982.

50 - Cf. Campus, Jornal-laboratório do Departamento de Comunicação da UnB. Meneguelli: impren­
sa deturpa as greves. (57): 3, out. 1983.

51 - Cf. FolhadeS. Pauto, 25.2.1984, p. 4; e O Estado de Minas, 25.2.1984, p. 3.

52 - A revista semanal Isto É, em matéria com o titulo “Diretas, um tabu na Globo", comenta: “Não se
deve procurar na antijornalística decisão da Globo qualquer soturna interferência do governo, 



Da Distensão à Abertura: as Eleições de 1982 233

como nos tempos da censura” (...) A rede Manchete, sem represálias, tem divulgado em rede 
nacional noticiário sobre as diretas. “Não ouvimos nenhuma queixa do Planalto”, garante o di­
retor de jornalismo da estação em Brasília, Alexandre Garcia. Cf. teto É, 25.1.1984, p. 20.

53 - Este tema foi explorado em dois artigos de Murilo César Ramos e Artur de Lima. In: Folha de S.
Paulo, Tendências/Debates, 16.2.1984, p. 3, sob o título “Do Direito de ser Informado” e 9.3.84, 
p. 3, sob o título “A Globo é nossa?”

54 - Citado in: Carlos Alberto M. Pereira e Ricardo Miranda, Televisão, Brasiliense, São Paulo', 1983,
p. 126.





desabar? Será que a profecia do 
Gen. Golbery do Couto e Silva vin­
gará - de que a melhor maneira de 
acabar com o PMDB seria assumir 
o(s) governo(s) por alguns anos?

A organização deste volume dife­
re um pouco de outras coletâneas 
do gênero, por se tratar de uma vi­
são mais geral do processo político- 
eleitoral de 1982, ao invés de estu­
dos estanques de Estados ou parti­
dos específicos. Os onze autores 
deste volume reúnem uma experiên­
cia longa e diversa de militâncias polí­
tica, eleitoral e de assessoria política 
que em muito enriquece as suas 
análises.

Todos os que participaram da or­
ganização deste volume ficaram 
profundamente comovidos com o 
falecimento precoce do colega Luiz 
Navarro de Britto, e dedicam esta 
obra à sua memória.

David Verge Fleischer



Quais foram as consequências mais importantes 
das eleições de 1982 no Brasil? As primeiras eleições 
diretas para governadores desde 1965, onde a oposi­
ção aos governos militares elegeu dez governadores 
no Centro-Sul, foram na verdade um ato intermediário 
no drama da transição “lenta, gradual e segura” pre­
conizada pelo Gen. Golbery e o Sen. Petrônio Portela, 
entre a “vitória moral” do MDB em 1974 e a nova e 
curta hegemonia do PMDB alcançada em I985/86. Os 
onze autores deste volume tentam decifrar o enigma 
desta eleição - um pano quente para segurar a barra 
para o governo Figueiredo, o começo da “penetração” 
do PMDB pela direita que depois vem a ser o “Cen- 
trão” em 1987-88, ou uma etapa importante na verda­
deira democratização do país?

ISBN: 85-230-0263-4


